SEO para Empresas em 2018

8 tendências de SEO em 2018 para melhorar o seu ranking no google

2018 é o ano da transformação digital da sua empresa? Sabia que ao melhorar o SEO do site da sua empresa pode dar-se a conhecer a novos clientes sempre que pesquisam pelos seus serviços no Google?

Nas linhas abaixo vamos dar-lhe a conhecer as melhores técnicas e tendências para melhorar o SEO do seu site e conseguir, de forma orgânica, angariar novas leads e contatos para o seu negócio.

Antes de mais, é importante explicar o que é o SEO e porque nos devemos preocupar com isso.

A relevância do SEO entre negócios baseia-se nos fatos de que 61% dos decision makers de B2B iniciam o processo de compra com uma pesquisa na web e 71% não terão uma conversa com um fornecedor/parceiro até que a pesquisa aconteça.

O objetivo puro de SEO, de acordo com a maioria dos consultores de SEO, é aumentar a posição em SERP do Google (página de resultados do motor de pesquisa) e para direcionar o tráfego. Essa definição, no entanto, não é completa e não demonstra o verdadeiro valor de SEO, que pode ficar melhor ilustrado nos pontos abaixo.

Para que este artigo possa estar nos seus bookmarks, criámos uma série de passos que deve seguir para garantir o melhor desempenho do SEO do website da sua empresa:

1 – Structured data

2 – HTTPS vs HTTP – Os benefícios do certificado SSL

3 – Relevância 2.0 – Crie conteúdo relevante

4 – Link building

5 – SERP – Resultados de pesquisa personalizados no motor de pesquisa

6 – Mobile first – Otimize o seu site para dispositivos móveis

7 –  Mobile AMP pages

8 – Procura por voz

 

1 Structured data

structured data - Seo para empresas

A “Structured data” é uma forma de formatação de HTML que usa um vocabulário específico, com o objetivo de informar os motores de pesquisa acerca da forma como interpretar o conteúdo, e como exibi-lo nas SERP’s.

No fundo, representa um formato padronizado que fornece informações sobre uma página, classificando o conteúdo da mesma nos motores de pesquisa.

O Google, o Bing e outros mecanismos de pesquisa incentivam os webmasters a usar “Structured data”, oferecendo benefícios a páginas de Internet com “Structured data” implementada corretamente.

Alguns desses benefícios incluem aperfeiçoamentos de resultados de pesquisa e recursos específicos de conteúdos, tais como:

  • Resultados de pesquisa avançados: inclui estilos, imagens e outros aprimoramentos visuais;
  • Rich cards: uma variação de resultados de pesquisa avançados, semelhante a rich snippets e desenvolvida para utilizadores de dispositivos móveis;
  • Resultados de pesquisa enriquecidos: inclui recursos interativos ou imersivos;
  • Gráficos de reconhecimento: informações sobre uma entidade, como uma marca;
  • Breadcrumbs: Breadcrumbs no resultado da pesquisa, de forma a que o utilizador saiba sempre onde está enquanto navega e não se perca na página de internet;
  • Carousels: uma coleção de múltiplos resultados pertinentes em estilo de carrossel.

No contexto do SEO para empresas, a “Structured data” torna-se particularmente importante para 2018 porque permite criar conteúdos estruturados únicos, por exemplo para cada unidade de negócio de uma empresa, de forma a aumentar a qualidade e a relevância da(s) página(s) de internet, referente(s) a essa unidade de negócio. O objetivo, será facilitar ao máximo o processo de decisão por parte do cliente.

 

2 HTTPS vs HTTP – Os benefícios do certificado SSL

https vs http - seo para empresas

A partir de Julho de 2018, o Google Chrome vai marcar todos os sites HTTP como “não seguros”, de acordo com uma publicação efetuada pela gestora de produtos de segurança do Chrome, Emily Schechter. Atualmente, o Chrome exibe um ícone de informações neutras, mas a partir da versão 68, o navegador avisa os utilizadores com uma notificação extra na barra de endereço. Atualmente, o Chrome marca sites criptografados com HTTPS com um ícone de cadeado verde e um sinal “Seguro”.

O Google tem vindo a afastar utilizadores de websites não criptografados há anos, mas este é o incentivo mais vigoroso até agora. A pesquisa do Google começou a retirar relevância aos sites não criptografados em 2015 e, no ano seguinte, a equipa do Google Chrome instituiu um aviso semelhante para os campos de senhas não criptografados.

https vs http - seo para empresas

A equipa do Chrome refere que esta medida foi causada principalmente pelo aumento da adoção de HTTPS. Oitenta e um dos 100 principais sites da web usam HTTPS como padrão e a grande maioria do tráfego do Chrome já está criptografada. “Com base na incrível taxa de sites que migraram para HTTPS e a forte trajetória ao longo deste ano”, disse Schechter, “acreditamos que em julho o saldo será suficiente para que possamos marcar todos os sites HTTP”.

A criptografia HTTPS protege o canal entre o utilizador e o website que este visita, garantindo que ninguém no meio possa interferir com o tráfego. Sem essa criptografia, alguém com acesso ao seu router ou ISP poderia intercetar informações enviadas a sites ou injetar malware em páginas que de outra forma seriam legítimas.

https vs http - seo para empresas

O HTTPS também se tornou muito mais fácil de implementar por meio de serviços automatizados, como o Let’s Encrypt, o que oferece aos sites uma desculpa ainda menor para não adotar esta medida de segurança. Da mesma forma, o Google apontou para sua própria Lighthouse tool, que inclui ferramentas para migrar um site para HTTPS.

 

3 – Relevância 2.0 – Crie conteúdo relevante

Relevância 2.0 - seo para empresas

Cada vez mais, é mais difícil “convencer” o Google de que uma determinada página de internet tem um bom conteúdo. Nas pesquisas feitas pelo Google, é feita uma análise dos termos usados nessas pesquisas, com o objetivo do Google descobrir quais as páginas de internet que estão relacionadas com essas pesquisas. Esta análise é feita através do uso da Indexação Semântica Latente, um processo que consiste na pesquisa de palavras que normalmente andam juntas, analisando biliões de páginas e verificando a frequência com que as palavras aparecem juntas.

Os resultados da pesquisa, serão apresentados de acordo com a qualidade da página de internet, de onde se destaca neste ponto do artigo como critério de avaliação da qualidade, a relevância da página de internet.

A Relevância deverá ser determinada, de acordo com a Google, sobretudo pela presença nas páginas de internet de palavras-chave e de conteúdo útil e original.

Criar conteúdos de qualidade não é uma tarefa fácil. Exige tempo, dedicação e muito trabalho. Eis alguns fatores que devem ser levados em consideração e que poderão ajudar nesta árdua tarefa:

Escolha de Palavras-Chave (Keywords): as Palavras-Chave são termos ou frases que as pessoas utilizam ao fazer uma pesquisa na internet. Devem ser um dos elementos principais no momento da definição da estratégia de SEO. A escolha das palavras-chave relevantes para o seu negócio vai influenciar o ranking da nossa página nos mecanismos de pesquisa.

Tamanho e formato do conteúdo: O tamanho e formato de um conteúdo devem variar de página para página. Não existem formatos standard, sendo que o mais importante é oferecer algo de valor para os clientes e potenciais clientes.

relevância 3.0 - seo para empresas

Existem algumas dicas que podem ajudar a orientar a definição e o formato do conteúdo, como evitar textos desnecessariamente longos e complicados ou textos demasiados curtos e vazios de informação. Podemos começar com um texto de 500 palavras. Um texto com 500 palavras será suficiente para responder às dúvidas existentes e longo o suficiente para ser beneficiado pelo Google, que tende a favorecer textos mais completos.

Além disso, é importante variar no formato para manter o seu público-alvo interessado. Ofereça infográficos, podcasts e experimente novos formatos para ver o que resulta melhor com o seu público-alvo. Vídeos são uma grande tendência e somam também pontos nos rankings.

Com isto, pretende-se ganhar visibilidade no segmento de atuação da empresa, procurando tornar-se referência no meio online e construir aos poucos a relevância necessária para ser considerada no momento da compra de um cliente. Este será o maior objetivo de uma estratégia de SEO.

A estratégia Relevância 2.0 de SEO para empresas em 2018, procurará sobretudo continuar a otimizar a experiência dos utilizadores desde o momento da pesquisa ao momento em que estes estão a navegar na página de internet apresentada nos resultados da pesquisa, sempre com o objetivo de fornecer ao utilizador todos os dados relevantes para a tomada de decisão a nosso favor.

 

4 –Link building

Link building - seo para empresas

Qual é o estado atual do link building? Vivo e recomenda-se!

Embora os backlinks sejam, reconhecidamente, apenas uma entre centenas de formas diferentes de trabalhar a otimização em busca, continuam a ser um dos fatores de classificação mais importantes na indústria de SEO. O algoritmo do Google continua a evoluir mas, no momento, ainda não há melhor maneira de medir a autoridade do seu conteúdo ou a confiança que os outros depositam nele.

Naturalmente, a questão que se põe é: Como construir links SEO hoje em dia?

Neste artigo, vamos enumerar os cinco métodos de criação de links mais eficientes de acordo com alguns especialistas de SEO e como usar esses mesmos métodos para impulsionar o SEO do seu website.

  1. Criar recursos básicos, como dados e pesquisa

De acordo com alguns especialistas SEO, investir em dados e pesquisas originais é um método eficiente de link building 70% das vezes – tornando-se a técnica de construção de links mais eficiente.

É difícil subestimar o valor dos dados e pesquisas originais no cenário digital atual. Num setor onde “o conteúdo é o principal”, não há conteúdo mais valioso do que os atuais e inéditos insights da indústria. Ter controlo criativo sobre essa pesquisa original significa ganhar backlinks sempre que alguém escrever um novo artigo de blog ou post de mídia social que faça referência às suas descobertas.

A esse tipo de pesquisa chamamos “recurso fundamental”, porque pode aproveitar suas descobertas criando todo tipo de conteúdo novo.

  1. Pagar por links legítimos

Comprar links é uma má prática, e é passível de obter uma penalidade do Google por fazê-lo. Dito isto, ainda existem muitas oportunidades para comprar links que são legítimos – como análises de produtos pagos, patrocínios oficiais e criação de conteúdo para convidados com divulgação. Lembre-se de não exceder 10 a 25% de links pagos entre todos os links.

  1. Partilhe conteúdo nas redes sociais

Embora a maioria dos SEOs considerasse o compartilhamento social como uma estratégia eficiente de criação de links, 68% do tempo, o link building através das redes sociais provou ser de longe o método mais popular de criação de links nos últimos tempos.

Como construir links compartilhando conteúdo nas mídias sociais:

Use ferramentas de social listening para encontrar o seu público nas redes sociais.

Procure sinais de engagement, como partilhas, likes e comentários, e crie tópicos semelhantes que envolverão a sua audiência.

Crie conteúdo de alta qualidade e personalizado para os interesses do seu público.

Partilhe e promova o seu conteúdo. Se fez bem o trabalho de casa, o seu público provavelmente irá ajudá-lo a promovê-lo com entusiasmo.

Faça remarketing do seu conteúdo. Se partilhou o seu conteúdo, partilhe-o regularmente na próxima semana. Se postou no Facebook, partilhe noutras plataformas também. E, mesmo depois de uma semana, dê um pequeno impulso a esse conteúdo uma vez por semana – pode atrair algumas partes interessadas que perderam seu conteúdo na primeira vez.

  1. Link Building com vídeos

Convém perceber que para criar link building para o seu website, deverá ter os videos carregados no seu servidor – Se estiverem no Youtube, esses links reencaminham para a plataforma e não constroem a estratégia que necessita (neste caso específico).

Link building - seo para empresas

O quinto método de criação de links mais eficiente foi o de publicar ativos baseados em PR. Assim como a pesquisa original, as entrevistas de alta qualidade provavelmente serão apreciadas por seus leitores, e eles estarão dispostos a partilhá-las em seu nome.

Dois elementos criam uma boa entrevista: (1) precisa entrevistar a pessoa certa, como um influenciador-chave e / ou um grande cliente, e (2) precisa fazer as perguntas certas. Com isto, vai conseguir manter os leitores envolvidos com insights sobre práticas comerciais bem-sucedidas, valores do cliente e outros tópicos importantes.

Em forma de resumo, link building é um pouco como ir à pesca. Na pesca, há algumas coisas que precisa fazer antes de apanhar o peixe. 1) tem que usar o isco certo; 2) tem que pescar onde estão os peixes. Tal e qual como link building! Tem que inventar algo com o qual a sua comunidade se preocupa e depois colocá-lo mesmo à frente deles.

  1. Publicação de entrevistas específicas do setor

O quinto método de criação de links mais eficiente foi o de publicar ativos baseados em PR. Assim como a pesquisa original, as entrevistas de alta qualidade provavelmente serão apreciadas por seus leitores, e eles estarão dispostos a partilhá-las em seu nome.

Dois elementos criam uma boa entrevista: (1) precisa entrevistar a pessoa certa, como um influenciador-chave e / ou um grande cliente, e (2) precisa fazer as perguntas certas. Com isto, vai conseguir manter os leitores envolvidos com insights sobre práticas comerciais bem-sucedidas, valores do cliente e outros tópicos importantes.

Em forma de resumo, link building é um pouco como ir à pesca. Na pesca, há algumas coisas que precisa fazer antes de apanhar o peixe. 1) tem que usar o isco certo; 2) tem que pescar onde estão os peixes. Tal e qual como link building! Tem que inventar algo com o qual a sua comunidade se preocupa e depois colocá-lo mesmo à frente deles.

 

5 – SERP – Resultados de pesquisa personalizados no motor de pesquisa

SERP - seo para empresas

SERP é a sigla para Search Engine Results Page ou Página de Resultados do Motor de Pesquisa. As SERPs variam conforme as palavras-chave pesquisadas e são compostas por dez resultados de pesquisa orgânica e, em alguns casos, links patrocinados (em cor diferenciada), sugestões de pesquisa e resultados verticais, como imagens, mapas, notícias, vídeos, entre outros.

Anteriormente existiam listas de elementos “obrigatórios” de HTML essenciais para SEO que hoje em dia deixaram de ser a melhor e mais segura forma de se posicionar no topo das SERPs. Em vez disso, o Google e as marcas procuram cada vez mais resultados como vídeos, snippets em destaque e caixas de mapas para responder rapidamente a uma consulta de pesquisa.

Isto não significa que o SEO acabou, mas a forma como o temos que abordar está em transformação. Na verdade, o Google oferece uma variedade impressionante de recursos para levar sua página ao topo. Chamamos esses recursos de SERP. Os recursos de SERP estão a aumentar, pois os profissionais de marketing estão a otimizar os seus sites para permitir que o Google rastreie melhor as páginas da Web e obtenha as informações mais relevantes que os utilizadores estão a pesquisar.

E é disso que se trata a interface SERP reformulada: melhor UX e maior relevância para corresponder à intenção de pesquisa.

No mesmo motor de busca, a SERP pode mudar de um computador para o outro, de acordo com os hábitos de navegação do utilizador e a sua localização geográfica. As mudanças são uma tentativa dos motores de busca de entenderem o que o utilizador está à procura e darem um resultado mais personalizado.

Se as suas páginas da web não conseguirem um lugar de destaque nas SERPs, isso significa que alguém forneceu informações que são mais relevantes para os pesquisadores. Significa também que os Snippets em destaque e afins aparecerão acima de todos os outros resultados, colocando o seu conteúdo ainda mais para baixo na página.

Para isso, os SEOs precisam de se concentrar nas respostas e não nos resultados!

 

6 Mobile firstOtimize o seu site para dispositivos móveis

Mobile first - seo para empresas

À medida que mais compradores B2B usam dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para fazer pesquisas de compra, é necessário otimizar o seu site e as suas páginas web, não apenas para computadores, mas também para dispositivos móveis. O SEO Mobile B2B é uma parte vital de uma estratégia geral de pesquisa orgânica para profissionais de marketing B2B.

Mobile first - seo para empresas

A atualização de estratégias de publicidade, de modo a incluírem os telemóveis e o desenvolvimento de campanhas integradas em meios de comunicação cruzados, podem alcançar os consumidores atuais de modo mais eficaz.

mobile first - seo para empresas

Assim, existem três pontos por onde pode iniciar a sua estratégia “mobile-first”:

  1. Pode começar por otimizar o design dos seus emails para um design responsivo. O design responsivo significa que o conteúdo muda dinamicamente o tamanho, o layout e o formato para caber no ecrã da pessoa que está a abrir o email.
  2. Se a sua organização está a fazer algum tipo de marketing de conteúdo, é de esperar que uma quantidade considerável dos seus clientes tenha contacto com seu conteúdo através de um dispositivo móvel. O problema poderá ser que o website da sua organização também ainda não esteja num formato de design responsivo. Lembre-se que a chave para aumentar o envolvimento com o público de dispositivos móveis é criar páginas de destino que podem ser visualizadas e acedidas através de dispositivos móveis.
  3. Os vídeos são o conteúdo mais compartilhado nas redes sociais, com mais de 75% dos utilizadores a aceder a estes através de um dispositivo móvel. Uma estratégia de vídeo móvel pode ser mais fácil do que imagina. Uma das melhores formas para o fazer é através de canais de redes sociais, como Youtube, Facebook, Instagram, etc.

Assim, e sendo que hoje em dia a maioria das interações com a marca ocorre em dispositivos móveis, colocá-los em primeiro lugar na sua estratégia de marketing deve começar agora e não mais tarde. Comece a pensar mais sobre o que está a criar e certifique-se que tudo é projetado inicialmente para dispositivos móveis e somente depois para dispositivos desktop. Concentrar-se numa estratégia mobile-first e esta será a maneira mais fácil de proporcionar uma melhor experiência ao seu cliente.

 

7. Mobile AMP pages

AMP - seo para empresas

AMP-lificar ou não, eis a questão? Em 2018, a revolução das páginas AMP veio para ficar e a pergunta que se impõe é: Se a sua página deve ou não juntar-se à revolta? A resposta é JÁ!

Se não está familiarizado com o conceito Accelerated Mobile Pages (AMP), é um projeto de código aberto que visa permitir que o conteúdo do website para dispositivos móveis seja processado quase instantaneamente e os números não enganam!

Durante um recente inquérito da Google, 51,14% das pessoas responderam que preferiam ler os seus artigos em páginas AMP, não só o loading é muito mais rápido como aumenta o número de tráfego orgânico através de clicks.

O melhor disto tudo, é que a Google garantiu que ia considerar as páginas AMP para um melhor posicionamento no ranking de buscas, funcionando assim como “recompensa” para as páginas que são mais rápidas a carregar e que oferecem uma melhor experiência ao usuário. Um estudo da DoubleClick afirma que 53% das pessoas abandonam um website se este não carregar dentro de 3 segundos, parece absurdo mas a necessidade de rapidez é hoje fulcral para quem navega online, já ninguém quer perder tempo…nem dados.

Uma maneira de testar como funciona a página da sua empresa é pegar no seu telemóvel agora e ver quanto tempo demora a carregar a página da sua empresa. Sabia que 77% dos websites levam mais de 10 segundos para carregar? Em 3G cerca de 19 segundos e em 4G cai para os 14 segundos, no entanto se formos a contar neste preciso momento 14 segundos parece sem dúvida demasiado para carregar um website.

Nós entendemos que queira otimizar a página da sua empresa, com vídeos, formulários, banners e anúncios, mas se estiver no meio da rua procurando uma resposta rápida para um problema, o tempo que leva a carregar vai aumentar a taxa de rejeição, a diminuir a taxa de permanência e com tudo isto O SEU POSICIONAMENTO no ranking.

 

E se nós disséssemos que a sua página em formato AMP demoraria menos de 1 segundo a carregar? Mas como pode ser?

A página AMP funciona com um HTML simplificado (com directrizes definidas), o uso de JavaScript é restringido ao carregamento assíncrono e otimizado no recurso mobile, o CSS deverá ser inline de tamanho limitado e quando é indexada o Google armazena em cache nos seus servidores logo a “busca” é rápida. Parece simples certo?

Benefícios:

AMP - seo para empresas

  • Keep your audience engaged (com um carregamento de página em menos de um segundo, isto significa que o seu público-alvo vai encontrar o que procura instantaneamente – Público mais receptivo à sua marca e mais disposto a seguir as suas sugestões, como por exemplo finalizar a compra).
  • Maximiza as suas receitas (Com a conversão a cair 12% por cada segundo que a sua página demora a carregar, vai querer apressar este processo com certeza. A AMP melhora não só as suas receitas como a performance das suas campanhas, seja em Ads, Landing Pages ou no website em si).
  • Flexibilidade e controlo (Pode usar CSS para personalizar seu estilo, dados dinâmicos para buscar os dados mais atualizados onde for necessário e testes A/B para experimentar e criar a melhor experiência de usuário possível para seus clientes)
  • Menos complexidade (Criar uma página AMP é simples e direto e é possível converter todo o seu arquivo em poucos dias, especialmente se usar CMS como o WordPress ou Dupal).
  • Maximize o seu ROI (Criar uma landing page, anúncio ou mesmo website pode demorar, a boa notícia é que os AMPHTML Ads servem para páginas AMP e não-AMP o que significa que pode criar os Seus Ads sem a preocupação de criar várias versões).

8. Procura por voz

Procura por voz- seo para empresas

 

Sabemos que a “ Procura por Voz” não soa a tendência de 2018, visto que não é exatamente uma novidade, no entanto se formos a ver os números da pesquisa por voz e uso de personal assistant nos últimos 6 meses podemos ver que teve um crescimento de 41%.

Seja pela melhoria do user experience seja porque torna tudo mais rápido, as pessoas querem uma resposta e não mais uma página cheia de links e isso apenas a pesquisa por voz pode resolver.

Já pensaram que o facto de usarmos a voz possibilita que não olhemos para o ecrã? Para os jovens, estes podem ver televisão enquanto perguntam algo ao Google ou simplesmente pedirem uma música enquanto se preparam para a escola. Já para os adultos, podem conduzir enquanto pedem direções ou mesmo cozinhar sem sujar o telemóvel.

 

Como otimizar a seu website para a pesquisa por voz?

Com as compras dos dispositivos de Assistentes Virtuais Pessoais como é o caso de Alexa da Amazon a triplicar e as pesquisas por voz a cresceram em força com as gerações mais jovens a Google não podia deixar passar a oportunidade de otimizar também a procura por voz.

Com a nova atualização chamada Google Hummingbird  (algoritmo) foi possível integrar um contexto semântico que introduziu a importância das pesquisas long tail e a importância da linguagem natural.

Neste momento já não necessitamos de usar keywords forçadas para que sejamos compreendidos, a Google vai procurar a verdadeira intenção por detrás da pesquisa.  Genial não é?

Esqueçam os termos robóticos com os quais pesquisamos por escrito, a moda é falar naturalmente com o dispositivo como se de uma pessoa se tratasse.

Aqui a questão é como vamos otimizar o nosso website para que este esteja pronto para ser encontrado também por voz?

Procura por voz- seo para empresas

Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Digital Education por:

André Pedro

Bruna Duarte

Bruno Ramos

Bruno Ribeiro

Joana Soares

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