Os motores de busca, como o Google, são hoje uma das principais formas de se ligar a ao mundo. É por isso fundamental que os motores de busca, mais do que saberem que o seu site existe, o tenham em numa boa classificação. É aqui que entra o SEO – Search Engine Optimization -, um conjunto de técnicas que o vão permitir fazer a otimização do seu site. Trabalhar os aspetos técnicos, fazer uma seleção de keywords específicas e focando-se na experiência do utilizador, o SEO vai fazer com que o seu site fique melhor posicionado nos motores de busca.

 

Aqui reunimos para si o 5 melhores artigos acerca das técnicas de SEO. Para isso analisámos sites e artigos e chegámos a um top 5 através de três critérios:
● Artigos posteriores (ou com atualizações posteriores) a 2016
● Nota atribuída ao site pelo woorank
● Os backlinks e partilhas no BuzzSumo

 

4 Things Every Entrepreneur Needs to Know About SEO”

“10 SEO tips to get your website to the top of Google search”

Your SEO Needs Content and Inbound Marketing”

“Why “Content Is King” Is The Biggest Myth In SEO”

Top SEO tips for 2017”

 


 

4 Things Every Entrepreneur needs to know about SEO
4 Things Every Entrepreneur Needs to Know About SEO”

em Entrepreneur.com

Um guia essencial para todos os empreendedores e futuros empreendedores com quatro dicas muito importantes sobre SEO. Mais especificamente sobre otimização On-site e Off-site e White-hat SEO e Black-hat SEO.

Oferece uma explicação clara de cada uma das técnicas de SEO e como estas afetam ou podem afetar a presença do negócio/empresa nos motores de busca.

FICHA DE LEITURA

O Melhor

  • Links para outros sites a explicar os conteúdos e/ou termos mais técnicos
  • Organizado por BulletPoints / Listas

O Pior

  • Artigo superficial (pouca explicação)
  • Inexistência de How to/ Step by Step

Nível Técnico

Fácil | Médio | Elevado

Citação Chave

“…Having a website for your business does not automatically guarantee immediate turnover and financial success…”

Tempo de Leitura

3,25 minutos

Data de Publicação

17 Outubro 2016;

Shares & Backlinks
(via BuzzSumo)

3,9 mil Partilhas; Domain Links 119 058

 

 


 

 

Search Engine Watch
10 SEO tips to get your website to the top of Google search”

em SearchEngineWatch.com

Quer saber qual a melhor forma para chegar ao topo do Google search? Então este artigo tem 10 dicas sobre SEO para conseguir ganhar relevância dentro dos motores de busca. O artigo explora a importância dos seguintes temas:

  • Otimização do RankBrain (uma ferramenta que o Google utiliza para processar os resultados de procuras e fornecer aos utilizadores os resultados mais relevantes); otimização de pesquisa “perto de mim”;
  • otimização de presença local;
  • otimização de linguagem nativa e procura por voz;
  • “answer a question”;
  • “pay for it”;
  • chegar às “top stories”, implementar AMP (Accelerated Mobile Pages);
  • otimização para mobile;
  • acelerar o teu website;
  • otimização da tua presença no twitter
Imagem de SEW

Imagem de Search Engine Watch

 

FICHA DE LEITURA

O Melhor

  • É uma lista! E uma lista é sempre útil.
  • Muitos links externos
  • Aborda a importância do mobile
  • Preparado para o futuro

O Pior

  • Dá demasiada importância ao Twitter. Para o cenário Português, reduz praticamente a lista de Top 10 a Top 9.
  • Ignora um pouco a parte técnica de otimização de site
  • Centra-se mais em desenvolvimentos recentes e ignorar aspetos mais básicos e essenciais

Nível Técnico

Fácil | Médio | Elevado

Citação Chave

“You can just ignore all these tips just by paying your way to the top with PPC ads.”

Tempo de Leitura

8 minutos

Data de Publicação

17 Agosto 2016;

Shares & Backlinks
(via BuzzSumo)

1,7 mil Partilhas ; Domain Links 45 250

 

 


 

 

Search Engine Journal


Your SEO Needs Content and Inbound Marketing”

em SearchEngineJournal.com

Content e inboud marketing são partes integrantes que não podem ser separadas de SEO. No entanto como é que se encaixam em SEO? Este artigo oferece-lhe 3 razões pelo qual o content e inbound marketing tornam-se partes integrais de SEO e explica-lhe porque é que o SEO deve estar integrado na estratégia dos criadores de conteúdos.

Para além disso, apresentam-nos 2 práticas de SEO que os especialistas devem estar constantemente a utilizar para publicar online conteúdos que sejam “rank-worthy”.

No final do artigo ainda é nos apresentado um caso de sucesso utilizando uma estratégia de marketing de conteúdo.

Imagem de Search Engine Journal

Imagem de Search Engine Journal

 

FICHA DE LEITURA

O Melhor

  • Bem estruturado
  • Boa explicação
  • Linguagem acessível
  • Bullet List

O Pior

  • Inexistência de links a explicar alguns termos

Nível Técnico

Fácil | Médio | Elevado

Citação Chave

“…it’s not just about keywords–or SEO as a single concept–anymore. For all marketers, content marketing should be the focus of their investment for online ….”

Tempo de Leitura

5,45 minutos

Data de Publicação

20 Julho 2016

Shares & Backlinks
(via BuzzSumo)

1,5 mil Partilhas ; Domain Links 26 607

 

 


 

 

SEMRUSH
“Why “Content Is King” Is The Biggest Myth In SEO

em SEMrush.com

Há uma expressão famosa no mundo do SEO: “O Conteúdo é Rei”. Será um mito? Se quer saber mais esta afirmação e a importância de (bom) conteúdo no âmbito do SEO, então este é o artigo a ler.

Primeiro, o conteúdo só é rei para quem não sabe trabalhar em Link Building, senão é este último o rei. Na verdade, os dois devem andar juntos. Segundo, a expressão “O Conteúdo é Rei” pode tornar-se apenas um cliché que é repetido sem se perceber o que realmente significa e as suas bases de suporte. A expressão mais adequada devia ser “Uma Boa Estratégia de Conteúdo + SEO é Rei”.

Há 3 pilares para a produção de conteúdo que gere tráfego e aumente vendas.

  1. Criar uma boa estratégia de conteúdos
  2. Criar conteúdo que resolva um problema
  3. Criar conteúdo adequado aos motores de pesquisa

Mito:
Segundo alguns especialistas deve-se adicionar conteúdos no mínimo 1 vez por semana. O ideal será até 2 a 3 vezes.

Verdade:
Não há provas que suportem a afirmação que adicionar conteúdo frequentemente irá ajudar ao nível SEO. O que está testado e provado é que bom conteúdo e backlinks para esse conteúdo são pontos importantes para a classificação orgânica no Google.

 

FICHA DE LEITURA

O Melhor

  • Directo e especializado num tema
  • Linguagem acessível e fácil de ler
  • Aborda os pilares essenciais do tema

O Pior

  • Sem imagens ou gráficos
  • Poderá ser um pouco superficial e ignorar técnicas ou ferramentas relevantes
  • Não considera o volume de pesquisa das keywords

Nível Técnico

Fácil | Médio | Elevado

Citação Chave

“Here’s what people should be saying: Great Content Strategy + SEO is King”

Tempo de Leitura

6,30 minutos

Data de Publicação

16 Setembro 2016

Shares & Backlinks
(via BuzzSumo)

873 Partilhas ; Domain Links 47

 

 


 

 

SmartInsights
Top SEO tips for 2017”

em SmartInsights.com

Este artigo é perfeito para quem procura as tendências de SEO mais bem classificadas em 2017.

Segundo a smartinsights.com um especialista de SEO deve seguir as seguintes tendências em 2017 para melhorar a performance do site em resultados de pesquisa:

  1. Otimização de respostas ricas
  2. Análise de outros conteúdos em destaque no Google
  3. Melhorar o envolvimento com o utilizador
  4. Otimização de mobile app
  5. Novas diretrizes de qualidade de pesquisa do Google

FICHA DE LEITURA

O Melhor

  • Artigo para nível avançado
  • Preparado para o futuro

O Pior

  • Linguagem mais técnica, podendo incorrer no abandono para níveis mais básicos
  • Falta de explicação de termos mais técnicos

Nível Técnico

Fácil | Médio | Elevado

Citação Chave

“…User engagement is just as important as any other on-site element in this day and age…”

Tempo de Leitura

8 minutos

Data de Publicação

2 Janeiro 2017

Shares & Backlinks
(via BuzzSumo)

833 Partilhas ; Domain Links 16 819

Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEM do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Digital Education por: Sérgio Lopes, Isabel Paiva, Manuel Vaz, Muriel Pato, Sónia Ribeiro.

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