Há cerca de um mês, a Google introduziu o que agora parece uma mudança óbvia na página de resultados de pesquisa: removeu os resultados pagos do lado direito em Adwords.

Aparentemente a Google fez esta alteração com base em anos de testes. Os testes demonstraram que realmente ninguem estava a clicar nestes anúncios e que seria melhor alinhar com a experiência mobile já que neste formato eles não apareciam.

O impacto desta alteração significa que haverá menos inventário, e que o ranking no topo da página é potencialmente mais importante que nunca.

Agora que já se passaram algumas semanas desde a alteração, qual o seu impacto? Será que tudo o que a indústria previu se concretizou?

Para perceber o verdadeiro impacto recorremos a um relatório de keywords que inclui ‘Topo’ vs ‘Outros Segmentos’, olhando para as três semanas antes e depois da mudança.

Existem três coisas a notar:

1) O Inventário diminuiu em Adwords

Como era esperado, sem anúncios do lado direito da pesquisa passam a existir menos locais disponíveis. Como resultado houve um decréscimo de 19% no inventário total. A maioria da redução acontece no grupo dos ‘Outros Segmentos’

impression changes

2) Alteração no Tráfego

Pode ver nos dados abaixo que o tráfego abaixo dos resultados orgânicos aumentou significativamente e que diminuiu nas posições mais baixas devido às restrições de inventário. Pode também ver-se um aumento de tráfego nas posições 3 e 4 nos anúncios ‘Top’.

Você pode ver a partir dos dados abaixo que o tráfego para as posições abaixo das listagens orgânicas mudou de forma significativa e caiu em posições mais baixas, devido a restrições de inventário. Você também ver um aumento no tráfego para as posições 3 e 4 no Top anúncios. Enquanto o aumento ainda é perceptível, ainda é <5% do tráfego total no mundo da mão-lado-ad pós-direita. Isto implica que, ou nós não gerir um monte de marcas que têm consultas “altamente comerciais” ou que o impacto da adição de uma posição de quarto ainda é muito pequena.

traffic by position other

3) CTRs e CPCs Baixaram

O fato de que as taxas de click-through são até não é tão grande de uma surpresa dado o fato de que mais anúncios são vistos pelos pesquisadores, de modo que seria de esperar mais click-through para ocorrer. O que é realmente uma boa notícia para os anunciantes é o fato de que os consumidores estão respondendo bem ao novo layout da página: CTR é de {12%) e CPCs são para baixo (-11%). Esperemos que isto irá ajudar a superar a redução no inventário geral.

post right rail changes

O que isto quer dizer?

Esta é uma grande mudança que parece estar a ter o impacto esperado de reduzir o estoque total, mas aumentando a quantidade de tráfego como uma porcentagem do total de impressões.

Os anunciantes precisam ser dar uma olhada em seus próprios dados. eles estão vendo dados diferentes? São CPCs subindo em determinadas áreas dadas concorrência? o CPC incremental vale a pena para o seu negócio, ou a redução do CPC permitem que você gastar mais em outras áreas?

Ficar perto de seu Top vs Outros segmentos de dados e pontos de dados detalhados lhe permitirá responder a essa mudança de uma forma inteligente e sofisticado.

Fonte: searchenginewatch.com

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