O Google apresenta uma selecção de ferramentas SEO destinadas à optimização de websites e campanhas online. Consoante o software que escolhemos para este propósito, é nos dado o suficiente para completar a nossa estratégia.

As ferramentas Google que iremos abordar são:

Google Search Console

Keyword Planner Tool

Google Trends

Google Suggest

Google Alerts

 

ferramentas SEO

 

O negócio na internet continua a evoluir, e cada vez mais,  cresce a necessidade de entender como esta rede funciona e consequentemente manipula-la. Esta manipulação é conseguida através de ferramentas SEO.

Uma estratégia de SEO deve ser construída com base na percepção que o utilizador tem da sua marca, área de negócio e das necessidades que vão ao encontro da oferta existente.

No entanto, existe uma gama muito grande de informação, o que exige ao utilizador uma escolha da informação que resultou da pesquisa. Actualmente, está comprovado que a maior parte dos utilizadores não passa da primeira página de resultados, o que formula logo o objectivo de uma marca: Quero estar na primeira página.

Mas como?

GOOGLE SEARCH CONSOLE

A aplicação da Google Search Console é gratuita e mesmo aqueles que não são experts em SEO poderão adotá-la para perceber como é que a Google visualiza o seu site e também como optimizar o seu conteúdo para melhorar o posicionamento nos motores de busca, além de hierarquizar keywords sugeridas.

Com o suporte,  recursos de aprendizagem e uma navegação instintiva, a Google facilita o controlo e a elaboração de conteúdos fazendo com que seu site torne-se mais relevante para os utilizadores, optimizando a presença nos resultados dos motores de busca da Google.

Entendendo algumas ferramentas SEO do Search Console:

  • Google Search Appearance: Mostra como a Google está lendo cada parte das páginas do site. Títulos (H1, H2, H3…), descrições (metadata), imagens, etc.
  •  Search Traffic: O que os utilizadores pesquisam no Google que pode levar ao seu site. Dentro deste relatório, cabe destacar o Search Analytics que embora seja uma ferramenta recente ela permite dividir os dados de pesquisa do seu site e assim analisá-los com mais precisão.
  • Google Index: Para saber como o Google indexa cada página do seu site para identificar as keywords que mais aparecem.
  • Crawl: Quais dificuldades o Google tem para encontrar conteúdo relevante nas páginas do seu site.
  • Segurança: Notifica os problemas de segurança encontrados no site.
  • Recursos adicionais.

KEYWORDS: Como saber quais as keywords estão dando resultado e quais melhorar?

  1. Abrir o seu site no Search Console.
  2. Na Dashboard (tela) principal, clicar em Search Traffic (Tráfego de Pesquisa).
  3. No submenu do Search Traffic, selecione Search Analytics (Estatísticas de pesquisa).
  4. No relatório de Estatísticas de Pesquisa, selecione: Cliques | Impressões | CTR | Posição

Atenção: Este relatório é que irá apresentar a relação de keywords e frases que as pessoas utilizaram na busca do Google em que seu site aparece nos resultados.

  1. Selecione para classificar os dados da planilha por Impressões. Assim a lista de keywords que aparece mostrará por ordem as que tiveram mais impressões.
A partir desta lista tu poderás descobrir quais as keywords e long tails que precisam ser melhoradas no site através de tags, links internos ou novos posts.

ferramentas SEO

KEYWORD PLANNER TOOL  (planeador de keywords do Google Adwords)

O Google Keyword Planner é uma das ferramentas SEO gratuitas disponível no Google Adwords e indispensável para qualquer campanha de sucesso. É através desta ferramenta e de muito tempo qualitativo gasto que o nosso site irá aparecer nas primeiras páginas de pesquisa e não nas últimas ou até mesmo não aparecer de todo.

GOOGLE TRENDS

O Google Trends  é uma ferramenta gratuita muito útil na pesquisa de palavras-chave e de novas tendências, onde utilizador pode verificar a popularidade de uma ou várias palavras-chave em simultâneo, e que permite filtrar os resultados encontrados de acordo com o país, período de tempo, e categoria e fonte de pesquisa (websites, imagens, vídeos e notícias).

Ao disponibilizar informação sobre a evolução da popularidade de palavras-chave, esta ferramenta é uma grande ajuda na construção e desenvolvimento de uma estratégia de optimização do site (SEO), evitando deste modo que todo o nosso trabalho seja arruinado por uma palavra-chave errada ou desadequada.

Através do Google Trends podemos identificar e trabalhar o nosso público-alvo, conhecer quais são as suas rotinas de pesquisa e que dúvidas os utilizadores querem ver esclarecidas.

Na imagem abaixo podemos ver um exemplo de como utilizar esta ferramenta. O utilizador ao entrar na página principal do Google Trends, ao escolher os filtros categoria “Empresas”  e região “Portugal”, são apresentadas as histórias mais populares (ordenadas por ordem crescente), durante as últimas 24 horas, relacionadas com os filtros escolhidos, à data do dia em que visitou a página. Neste caso em particular a história mais pesquisada sobre a categoria “Empresas” em “Portugal” está relacionada com “Microsoft Windows Phone”.

ferramentas SEO

Se o utilizador pretender querer saber mais e pesquisar informação sobre palavras-chave em concreto, por região/países, período de tempo, categoria e fonte de pesquisa, basta para isso entrar na opção “Explorar”. Como está demonstrado na imagem seguinte:

ferramentas SEO

Vamos supor, por exemplo, que um utilizador quer saber mais sobre a palavra-chave “Smartwatch”. Filtrando a informação apresentada por um período de tempo de “últimos 12 meses” e categoria de “Internet e Telecomunicações”, o utilizador pode ver, através de um gráfico, o comportamento e evolução da pesquisa pelo termo de “Smartwatch”, bem como os países e regiões onde se registou maior interesse. Também são apresentados resultados referentes a tópicos e consultas relacionadas com o termo de pesquisa “Smartwatch”. Se assim entender, o utilizador por ainda adicionar mais palavras-chave, podendo desta forma comprar duas ou mais palavras-chave. Mantendo os mesmos filtros, é possível ver e analisar, a comparação entre a palavra-chave “Smartwatch” vs. “Apple Watch”.

 

GOOGLE SUGGEST

Uma das ferramentas SEO mais utilizada, por qualquer utilizador que faça uma pesquisa, é o Google Suggest. Na verdade muitos utilizadores não sabem que enquanto estão a pesquisar online, estão a beneficiar da ajuda do Google Suggest. Esta ferramenta ao ser utilizada de forma muito intuitiva acaba por passar despercebida pelos utilizadores, que a utilizam no seu dia-a-dia sem terem conhecimento sobre a sua existência e funcionalidades.

Esta ferramenta “prevê” e sugere expressões de pesquisa, de forma automática, sempre que se começa a teclar na janela de busca, como podemos ver na imagem.

ferramentas SEO

Embora esta funcionalidade seja pouco aproveitada, tem um enorme potencial, uma vez que, as sugestões são feitas com base em pesquisas anteriores de todos os utilizadores. Assim, esta ferramenta pode ser o parceiro ideal para determinar palavras-chave para um negócio, para campanhas PPC (Pay Per Click) ou para novos conteúdos, e até para optimizar campanhas criadas no Google Adwords.

Mesmo que o próprio Google disponibilize ferramentas muito úteis para que os gestores de campanhas online realizem pesquisas sobre keywords relevantes, em muitos casos eles utilizam em primeiro lugar o Google Suggest para ficar a conhecer quais as keywords já existentes  e quais as tendências com maior potencial.

Como funcionam as sugestões de pesquisa automáticas?

As sugestões de pesquisa são feitas com base em factores, como a popularidade, tendências e histórico dos termos de pesquisa. Quando o utilizador escolhe uma sugestão, é feita uma pesquisa usando o termo que este selecionou.

O Google Suggest sugere termos de pesquisa tendo por base:

  • Termos que o utilizador utiliza;
  • Pesquisas relevantes que o utilizador tenha feito no passado;
  • Pesquisas feitas por outros utilizadores que incluem tendências e tópicos populares;
  • A língua e o local onde o utilizador se encontra.
  • Pesquisas feitas por utilizador através de uma conta Google;
  • Pesquisa feita através de um desktop ou dispositivo móvel;
  • Tipo e velocidade de rede.

Como eliminar sugestões apresentadas?

O utilizador pode eliminar uma sugestão de pesquisa, que aparece automaticamente quando está a efectuar uma pesquisa, e que não quer que a mesma sugestão seja apresentada novamente numa próxima pesquisa. Para isso, basta  clicar em “remover” e a sugestão apresentada é eliminada do histórico do motor de pesquisa. A opção “remover” apenas aparece nas sugestões que o utilizador já tenha pesquisado no passado.

Ferramentas SEO

Neste exemplo, vemos que o utilizador ao pesquisar a palavra “marketing”, o Google sugere que pesquise por “marketing de cliente” ou “marketing digital empregos”, uma vez que o seu histórico de pesquisa já contém várias pesquisas relacionadas com “marketing”. Podemos ver também a opção “remover”, que permite ao utilizador eliminar a sugestão no seu histórico, não voltando a aparecer novamente numa futura pesquisa. As restantes sugestões foram apresentadas com base nas tendências e popularidade do termo de pesquisa “marketing”.
Neste vídeo podemos ter uma percepção geral de como funciona o Google Suggest e apresenta algumas ideias e formas de alavancar uma marca ou negócio através desta ferramenta.

Google Alerts

O Google Alerts é das ferramentas SEO  que utiliza keywords para encontrar tópicos específicos em tempo real. Neste caso as keywords vão servir para uma manutenção contínua de acontecimentos que a envolvem, publicados na internet.

Esta ferramenta é utilizada com maior volume quando queremos seguir tendências de pesquisas e monitorizar tópicos que vão ao encontro da marca, assim como os devidos concorrentes.

Como utilizar:

 

Na caixa de pesquisa coloca-se a keyword que se pretende seguir, e definir os filtros necessários e a calenderização de envio de resultados.

ferramentas-seo-google-alerts

 

 

De seguida, vai aparecer listado todas as keywords. Todas elas podem ser editadas consoante os seus filtros.

ferramentas-seo-google-alerts

 

 

Os resultados irão ser apresentados no email escolhido, listando os artigos mais relevantes de cada keyword.

ferramentas-seo-google-alerts

Em suma, existem variadas formas de trabalhar as keywords na rede de internet, dependendo do objectivo procurado. Podemos então utilizar as keywords para sermos encontrados, como também para encontrar outras formas de monitorizar o nosso negócio.

Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEM do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT – Disruptive Digital Education por:

Francisco Moreira

Gonçalo Abreu

Joana Neto

Mariah Ribeiro

deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Agência.pt - Agência PONTO pt