Afinal o que é o SEO e porque é tão importante?

Antes de analisarmos os maiores erros de SEO temos de perceber o que este significa.

SEO ou “Search Engine Optimization” é a optimização de um site para obter uma melhor classificação nos resultados em diferentes motores de busca, como por exemplo, o Google.

A maioria dos utilizadores de Internet utiliza os motores de busca diariamente para pesquisar sobre um determinado assunto, encontrar um produto que querem comprar ou encontrar um restaurante que queiram experimentar.

Os utilizadores do Google geralmente consideram mais relevantes os resultados da primeira página, a segunda página é vista por um pequeno número de utilizadores, sendo que a terceira página é raramente visualizada. Sendo assim, 90% dos utilizadores clica apenas nos primeiros 6 resultados que aparecem na primeira página.

Hoje em dia, qualquer produto ou estabelecimento pode ter um site e não apenas os grandes e famosos restaurantes e cadeias de restaurantes. Para os proprietários de pequenos restaurantes e geralmente não tão bem conhecidos é essencial ter um site de alta qualidade e bastante otimizado, se quiserem obter uma grande audiência e rentabilizar o seu investimento.

Preparámos para si um guia com os maiores erros de SEO mais comuns nos melhores restaurantes de Lisboa, como o 100 maneiras, Guilty by Olivier, Belcanto, Volver de  Carne y Alma, The Decadente, Bica do Sapato, Eleven, Feitoria, Tabik e o Bairro do Avillez.

 

Os maiores erros de erros de SEO nos melhores restaurantes

Os maiores erros de SEO – Certificado SSL

O que significa SSL e de que modo é imperativo obter o seu certificado?

Vamos por partes. Primeiro, as siglas – SSL, que se entendem por Secure Sockets Layer, um  método usado para proteger e encriptar informações confidenciais ou dados sensíveis enviados pela internet tais como nomes de utilizadores, e-mails, passwords ou até mesmo cartões de crédito. É possível identificar um site que careça desta proteção, verificando o protocolo HTTPS antes do link do site.

Deste modo, é importante obter o certificado para o seu negócio, mas atenção! O Certificado SSL não protege o seu site de código malicioso. Os certificados apenas encriptam a troca de dados entre o visitante e o seu site. Portanto, recomenda-se que tenha o seu site sempre actualizado para garantir a protecção contra scripts maliciosos.

Este é um erro bastante grave para restaurantes desta categoria, uma vez que também faz parte de um dos algoritmos de classificação da Google. E pode ajudar a melhorar o posicionamento nos motores de busca.

 

Os maiores erros de SEO – Redirecionamento 301

O que é o redireccionamento 301?

O redireccionamento 301 é a forma mais eficiente e amiga dos motores de busca, para redireccionar websites.

A sua utilização pode ser feita por diversos motivos, e geralmente, os utilizadores não conhecem a norma 301 redirect na altura de apontarem para outra página.

A sua execução pode ser feita em diversos casos, embora os mais conhecidos sejam redireccionar uma página antiga para um endereço novo, redireccionar diversos domínios para uma única página, apontar apenas uma versão da sua página (www ou não-www) ou para armonizar uma estrutura URL no seu site.

Mas atenção! Existem diversos códigos de redireccionamento, pelo que é importante informar-se junto do seu prestador de serviços que tipo de servidor tem e que linguagem ele utiliza.

 

Os maiores erros de SEO – Sitemap.xml

O que é o Sitemap.XML e para que serve?

O sitemap no fundo é uma lista visível para o Google, com todas as páginas do site. Desenvolver e apresentar o sitemap é uma mais valia na performance do site e esse empenho reflecte-se na classificação dos resultados de pesquisa.

O Sitemap ajuda o Google a identificar o conteúdo principal e secundário e também a ler conteúdo novo, baseado na última data de alteração. É, deste modo, através da indexação de todas as páginas do site, que o sitemap ajuda o Google a ter conhecimento destas mesmas páginas.

Esta questão é especialmente importante para sites novos ou que receberam poucos links externos e que portanto têm menos “pistas” para oferecer ao Google acerca do seu conteúdo.

è possível criar um sitemap dinâmico através do plugin Yoast SEO e adicioná-lo ao WebMaster do Google Search Console.

Os maiores erros de SEO – Velocidade nos dispositivos móveis

Porque é importante a velocidade em dispositivos móveis?

O principal motivo pelo qual a velocidade em dispositivos móveis é crucial prende-se com a experiência do utilizador.

Um website com tempo de carregamento demasiado lento muitas vezes leva à desistência de quem o quer aceder, principalmente se tivermos em conta o aumento dos dispositivos móveis. Isto porque, de modo geral, a navegação nessas plataformas tende a ser mais lenta do que a numa rede de computadores.

Além do mais, devemos ter sempre em mente que os utilizadores mobile são, normalmente, menos pacientes, portanto, a agilidade do seu site é crucial.

Esta importância é também óbvia para o Google que, apesar de não especificar em detalhe todos os fatores para a relevância de um site, sabe-se que dá primazia a um tempo de carregamento mais veloz.

Uma pesquisa efetuada pela Akamai refere ainda que os utilizadores esperam que um website carregue em 2 segundos, abandonando o site se este período for superior.

Pode otimizar a velocidade do seu site, comprimindo as imagens por exemplo.

Os maiores erros de SEO – Responsive

Porque deve um website ser responsive?

Atualmente, cada vez mais pessoas recorrem a dispositivos móveis para acederem à Internet, por ser um meio conveniente e rápido de aceder à informação online.

A interação que se estabelece entre um website e estes dispositivos móveis é totalmente diferente da que acontece num computador, sendo crucial implementar um web design responsive.

Um web design responsive permite otimizar o seu website para que o utilizador possa usufruir da mesma experiência quando visita o mesmo, independentemente do dispositivo utilizado, quer se trate do computador tradicional, telemóvel, tablet ou qualquer dispositivo portátil.

Desta forma é possível corresponder às necessidades atuais de navegação online dos utilizadores que, cada vez mais utilizando dispositivos móveis, necessitam de conteúdos adaptados à sua forma de uso e ecrã.

Os maiores erros de SEO – Meta-Descrição

O que é a meta-descrição?

Meta descrição é a descrição que será exibida nos resultados das buscas.

Ou seja, o seu conteúdo deve estimular o interesse do utilizador para que ele clique e aumente as visitas no seu site, além, de que deverá conter a keyword principal, de forma a otimizar o SEO, pois apesar de não ser diretamente um algoritmo de classificação da Google, é fundamental para um CTR (Taxa de Cliques) mais alto, que dará mais relevância ao seu conteúdo e posicionando num resultado melhor nos motores de pesquisa.

O tamanho máximo é de 156 caracteres.

Para além de que um site sem meta-descrição aparece algo como:

100 maneiras meta-descrição

 

Os maiores erros de SEO – Headings

Para que servem os headings?

Os heading tags são utilizados para organizar o texto e oferecer uma melhor experiência ao visitante do seu site.

É também uma técnica que facilita os mecanismos de busca a encontrem o seu site mais rapidamente. Ou seja, os headings são referentes aos títulos e subtítulos encontrados no conteúdo e podem variar de H1 até H6, sendo que H1 é mais relevante e H6 o menos importante.

Para utilizar os Headings de forma coerente tem de obedecer à hierarquia para que o texto não fique confuso.

Tem também de adicionar a keyword principal nos títulos e subtítulos, mas não se deve colocar a keyword em mais de três subtítulos. E certifique-se que o seu H1 é o primeiro e único título de cada página e use a lógica para utilizar as heading tags, ou seja, não vá do H2 para o H4, por exemplo.

Os maiores erros de SEO – Alt text

O que é o alt text?

O Alt Text ou o Alternative Text (Texto Alternativo) é uma descrição dos elementos visuais de uma imagem (para facilitar a interpretação dos motores de busca) para que essa imagem fique melhor posicionada nas pesquisas, ou seja, descodifica a imagem e diz aos motores de busca o que ali se encontra.

Caso o browser não consiga carregar a imagem, o alt text será exibido e todos os utilizadores ficarão a saber o que se encontra naquela imagem, melhorando assim a sua experiência.

 

Se queres aprender mais dicas de SEO para otimizar o teu restaurante vê este artigo:

10 técnicas SEO para melhorar o posicionamento no Google em Lisboa

 

 

 

 

 

 

 


Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso de Digital Marketing&Strategy da Edit. – Disruptive Digital Education por: Ana Santos, Marco Teixeira, Raquel Gradim, João Henriques e João Cereja.

deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Agência.pt - Agência PONTO pt