O que devo saber antes de escolher um tema para sites de e-commerce de moda do WordPress?

As metas tags mais importantes em SEO

Imagens e Descrição do Produto

O Youtube num e-commerce de moda

11 Melhores Plugins WordPress para um site E-commerce de moda

Redes Sociais num e-commerce de moda

O que devo saber antes de escolher um tema para sites de e-commerce de moda do WordPress?

Num site de e-commerce de moda, a escolha do tema é muito importante  para melhorar o SEO. O tema vai marcar a experiência  que o utilizador tem no site. Se esta for positiva, ele dispende mais tempo a explorar os produtos disponíveis, interage mais com o site, e pode mesmo levar a que se cumpra o objectivo de qualquer site de e-commerce de moda: vendas.

Procurar um tema de WordPress para um site de e-commerce de moda pode ser um passo complicado, tendo em conta a variedade de opções que existem, pagas e gratuitas. Aqui, vamos tentar dar dicas que ajudam a manter o foco.

O tema de WordPress deve complemeimagen-1ntar o conteúdo.

É importante escolher um tema apelativo para  e-commerce de moda. Este deve estar pensado para a construção de catálogos online,  em termos do objectivo final de vendas, sem deixar que o site se torne lento,  considerando que o conteúdo utiliza muitas imagens e vídeos.

imagen-2O tema de WordPress deve ser responsivo

Hoje em dia, uma elevada percentagem das pesquisas são feitas em mobile. Assim, grande parte da pesquisa por produtos de moda, sejam eles roupa ou acessórios, é feita neste meio, podendo levar à compra. O tema pode potenciar uma boa utilização do site em mobile para aproveitar ao máximo todas as visitas.

 O tema de WordPress devimagen-3e estar previsto para diferentes browsers

Mais uma vez, para maximizar a criação de leads, o tema de WordPress escolhido para o site de e-commerce deve funcionar independentemente do browser que o utilizador escolha para visitar o site.

imagen-4O tema de WordPress deve suportar plug-ins

A verdadeira vantagem do WordPress é a variedade de plug-ins  disponíveis, que ajudam a tornar o teu e-commerce de moda excepcional. Podes saber mais sobre este tema no tópico “Plugins” deste artigo.


5O tema de WordPress deve potenciar o SEO do site de e-commerce

Apesar de terem um design apelativo, o código HTML gerado pelo tema pode ser tecnicamente pobre e prejudicar a performance do site. Os temas devem por isso ser filtrados por aqueles que permitem saber se as páginas estão ou não optimizadas para SEO.


6O tema d
e WordPress deve permitir avaliações

Num e-commerce de moda, avaliações que validem a qualidade dos serviços e produtos reforçam a relevância do site, ao mesmo tempo que valida também a experiência do utilizador no site.


7O que devo saber sobre links em sites de e-commerce em WordPress?

O SEO, num site de e-commerce de moda, é melhorado devido aos links internos que se criam automaticamente ao navegar de categoria em categoria, de produto em produto. Em termos práticos, é útil ligar internamente a partir de páginas autoritativas para páginas de produtos relevantes ou de categorias, de forma a que o site permita uma navegação contínua.

É também importante perceber o conceito de backlinks. Vamos supor que uma publicação do
blog do teu site de e-commerce, sobre uma nova tendência de moda, está a ser retweetado ou publicado com frequência. Esses links de validação do produto são backlinks, que favorecem a relevância do teu site por validação do que nele existe.
Outra estratégia que ajuda a melhorar o SEO de sites é a utilização de textos âncora. Textos âncora são hiperligações escondidas em texto normal.Um bom exemplo para um e-commerce de moda seria, ao anunciar um produto no blog, tornar essa referência numa hiperligação que redireciona para a página de compra do mesmo. Um outro exemplo prático seria permitir voltar à página inicial da Agência.

As meta tags mais importantes em SEO

O que são  meta tags?

Para determinar os resultados de busca, o Google utiliza perto de 250 variáveis e as meta tags são parte destas. Na hora de otimizar o nosso site de e-commerce é importante ter em conta as três meta tags de maior relevância,  as meta keywords, as meta descriptions e os titles.

1. O que são as meta keywords e como podem ajudar o meu site e-commerce?

Criar conteúdo único e relevante é de máxima importância, uma vez que o Google utiliza esse conteúdo para considerar o site mais ou menos relevante, o que obriga a um bom trabalho de optimização, quer na parte técnica (por exemplo através de códigos HTML), quer nas palavras ou expressões, as keywords, que compõe o conteúdo.

Por agora, vamos falar sobre como encontrar as keywords certas. Para isso, é importante dividir a procura em duas fases: primeiro encontrar um conjunto de palavras potencialmente interessantes e depois usar ferramentas que avaliam a sua qualidade.

Numa primeira fase deves responder de forma clara às próximas perguntas. Isto ajuda a manter o foco, ao mesmo tempo que serve de brainstorming para outras palavras chave.

seo-copyrighting

  1. Como descreverias o teu produto? O que faz, quais as suas features, e qual a solução?
  2. Qual a proposta de valor única que o teu produto oferece que mais ninguém oferece?
  3. Como é que as pessoas procuram pela solução?
  4. Que palavras estão a ser usadas pela concorrência?
  5. Existem outras?
  6. Quais são as palavras chave de qualidade?

A última pregunta é respondida através da utilização das ferramentas de avaliação. Aqui vamos referir algumas que podes usar de forma gratuita e que estão disponíveis no Google :

  1. Google Keyword Planner
  2. Google Trends
  3. SEPquake Chrome Extension

   

2. O que sao  Meta Descriptions?

meta-tag-description

As meta descriptions definem a descrição que é exibida nos resultados de google. Para quem vai pesquisar no google, é de vital importância encontrar conteúdo que desperte o seu interesse pela nosso e-commerce de moda e faça click no nosso site. Descrever o site de uma forma atraente, é fundamental para captar o interesse do usuário.

3. Que são os titles?

2014-07-titletagsblog_graphic_1a

A title tag faz referência ao titulo do resultado de busca, que aparece em azul. O uso das keywords no titulo, possibilita a ocorrência de respostas a pesquisas de potenciais interessados no nosso e-commerce de moda. Assim, considerando que o titulo ajuda  os usuários  a encontrar o que procuram, de forma rápida, e o nosso site de e-commerce de moda deve aparecer nas pesquisas.

Imagens e Descrição do Produto

Imagem e descrição de produtos, são dois elementos fundamentais para melhorar o SEO no e-commerce e na construção do sucesso de vendas, principalmente quando se trata de otimizar um e-commerce de moda.

Quais as melhores dicas para otimizar as imagens e descrições num e-commerce de moda?

O primeiro contacto que o cliente vai ter com o produto será através da sua imagem. Imagens de boa qualidade, exclusivas para cada produto, uma linguagem pessoal e emotiva  são varáveis fundamentais para captar a atenção do potencial cliente, fazê-lo navegar e repetir a visita ao nosso e-commerce, são os elementos de um caminho a percorrer para otimizar um site de e-commerce e melhorar o seu SEO. 

As imagens devem ter uma forte relação com o produto e com a sua descrição, criando assim um conteúdo relevante.Devem contar uma história, explicar o que é o produto, torná-lo apelativo. Caso se recorra a modelos, é fundamental garantir que estes estão em sintonia com a mensagem e o valor que se quer promover.

A quantidade de imagens deverá se q.b.. Apesar de constituir uma técnica que torna o site de e-commerce user friendly, ao colocar muitas imagens pode causar ruído visual e distração, principalmente em aplicações mobile. Diminuir o ruído é um fator decisivo na redução da taxa de abandono e, consequentemente, para melhorar o SEO do e-commerce.

seo

As fotografias deverão ter uma boa resolução, diferentes tamanhos e ângulos dos produtos, preferencialmente com modelos que demonstrem ao cliente o que vai comprar.

As informações descritivas dos produtos são fundamentais para otimizar o site de e-commerce. Para além das características físicas do produto, como tamanhos, cores, matéria-prima, é essencial comunicar as caraterísticas intangíveis que permitam transmitir o valor e o posicionamento dos nossos produtos. Quando se compra moda compra-se estilo, valores, estatuto, causas. Todo este valor intangível deverá ser comunicado na descrição do produto,nas imagens, com o uso adequado de Keywords e assim otimizar o site de e-commerce, convertendo os visitantes em compradores.

Trabalhar com fundos neutros, preferencialmente brancos, focar nos detalhes relevantes e que valorizam o produto, sem elementos desnecessários, definir títulos e descrições significativas utilizando as Keywords, pode ser  decisivo para captar tráfego de buscas orgânicas no Google Imagens, ou seja, melhorar o SEO do nosso e-commerce de moda.

Quando se trata de melhorar o SEO, é importante o uso de Keywords adequadas nos títulos das imagens e nas descrições dos produtos. Acrescentar uma ALT TAG apropriada para cada imagem, pode ajudar o nosso site de e-commerce a melhorar o SEO. Quando se trata de definir a Alt Tag, podemos considerar descrever as imagens, usar Keywords e nunca usar Alt Tag para imagens decorativas.

Considerando que o tempo de carregamento de um site é uma varável importante para melhorar o SEO, é imperativo ter muito cuidado ao colocar imagens de grande dimensão, que aumentem o seu tempo de carregamento. O ideal é inserir uma imagem menor e fornecer a opção para ver uma imagem maior numa janela em separada.

Em síntese, otimizar o uso das imagens e o descritivo dos produtos para melhorar o SEO no e-commerce, passa por utilizar imagens e descrições de produtos apelativas, que despertem as emoções e os valores dos usuários, captando o seu interesse no nosso site de e-commerce. Com o aumento do número de visitas e a diminuição da taxa de abandono, o aumento do tempo de navegação e a repetição serão consequências naturais que irão melhorar o SEO e o potencial do nosso site de e-commerce.

O Youtube num e-commerce de moda

youtube fashionHumanizar as vendas e os benefícios dos produtos, num site de e-commerce, é a grande vantagem do Youtube. 

Constituindo uma ótima opção para produzir conteúdos, os vídeos são relevantes em todas as etapas da jornada de compra de um cliente, desde conteúdos mais abrangentes até os focados no serviço ou produto. Por outro lado, o Google considera cada vez mais importante o número de visualizações de cada vídeo, pelo que o YouTube é uma escolha económica, ao alcance de qualquer negócio, um excelente meio para alcançar melhores resultados e ocupar as primeiras posições dos motores de busca.

Quais as melhores dicas para otimizar os resultados do youtube num e-commerce de moda?

  • Qualidade da imagem inicial – A primeira imagem que o usuário vê, antes de decidir ver o vídeo, é decisiva na sua opção dos vídeos a visualizar.
  • Definir um título para o vídeo que seja apelativo e que contenha as Keywords, de preferência no princípio. O título é um dos principais motivadores para a decisão do usuário clicar no seu vídeo. Sugere-se que não sejam superados os 60 caracteres.
  • Criar vídeos curtos, chamar a atenção do usuário até três segundos, aumenta a probabilidade de ele continuar a ver os vídeos, materiais mais longos contam com uma maior taxa de abandono.
  • Qualidade de áudio, vídeo e edição também são fatores importantes para manter os usuários.
  • Criar listas de reprodução – Ter todos os vídeos classificados e distribuídos em várias listas de reprodução, ajuda a organizar as informações e os resultados de busca. Agrupar os diferentes vídeos, além de facilitar o retorno das visualizações de todos os vídeos da lista, também ajuda  a aparecer nos resultados do Youtube, o que se traduz no aumento da visibilidade.
  • Analisar o mercadoIdentificar quais são as buscas mais comuns no setor, usar a busca do YouTube ou o Google Trends, para comparar vários termos de pesquisa. Para visualizar tendências poderá usar o Google Keyword Planner.
  • Descrição – o Google não consegue ouvir os vídeos, o resultado é baseado na descrição do texto para determinar o conteúdo do vídeo. É fundamental garantir vários requisitos para melhorar o SEO e otimizar o site de e-commerce: descrição detalhada, explicativa e persuasiva do conteúdo do vídeo com pelo menos 250 palavras; Colocar o link para o nosso site de e-commerce no primeiro parágrafo; Colocar  as Keywords nas primeiras 25 palavras; Criar uma Call-to-action para incentivar o público a compartilhar e comentar o vídeo, mas principalmente a visitar o nosso site de e-commerce . Investir tempo na descrição do vídeo é fundamental para melhorar o SEO e otimizar o nosso site de e-commerce.
  • Incluir todas as tags relevantes, estas além de ajudarem a definir e posicionar o vídeo,  também vão ajudar a aparecer na seção de vídeos relacionados na barra lateral, o que será decisivo para captar a atenção de novos usuários e assim melhorar o SEO.
  • Definir as keywords do vídeo, dedicar o tempo necessário a pesquisar quais serão as video keywords’, analisar a oncorrência, saber o que fazem, quais os seus resultados e as Keywords que utilizam para posicionar os seus vídeos.
  • Criar conteúdo interessante, original e relevante, com ligação ao site de e-commerce, é decisivo para melhorar o SEO. Quando o público assiste a vídeos no YouTube, tem como intenção encontrar algo de valor. Isso significa que devemos criar conteúdo orientado para satisfazer as necessidades do nosso potencial cliente. O ideal é dar respostas concretas, através dos vídeos, a possíveis dúvidas e carências do nosso público.
  • Criar vídeos alinhados com os objetivos mas que não sejam temporais e nunca fiquem obsoletos.
  • Conteúdo responsivo, este é um fator cada vez mais importante para otimizar um site de e-commerce.
  • Compartilhe seus vídeos em diferentes plataformas, via e-mail, redes sociais, blog e na loja virtual. Permita e incentive que o material seja compartilhado.
  • Em conclusão, investir em vídeos curtos, mas memoráveis, capturar a atenção do público, compartilhar os vídeos em diferentes plataformas e direcioná-los para o site de e-commerce pode ser uma excelente estratégia para aumentar vendas e melhorar o SEO.

11 Plugins WordPress para um site e-commerce de moda

WooCommerce
O WooCommerce  é talvez, neste momento, o mais popular e utilizado plugin e-Commerce para o WordPress. Esta ferramenta possui um plugin de código aberto que tem o poder de tirar todas as complicações da configuração de um carrinho de compras.

  • Capacidade de vender qualquer produto, seja virtual ou físico.
  • Padrão integrado de pagamento PayPal, no entanto, também possui uma espécie de loja de extensões.
  • Serviço de entrega e logística.
  • Capacidade de gerenciar os produtos físicos ou digitais através da interface intuitiva do WordPress.
  • Promoção de campanhas complexas de cupões que oferecem uma gama de opções de desconto, limites de utilização e restrições de produto/usuário.

Yoast WooCommerce SEO
Em complemento com o  o WooCommerce , o Plugin Yoast SEO é neste momento, um dos melhores plugins SEO para o WordPress. Estes dois,, em conjunto, podem otimizar quase todas as lojas. É a ferramenta ideal para manter a sua loja otimizada.

  • Melhora toda a experiência nas redes sociais, como é exemplo o Pinterest.
  • Exclui todo o material desnecessário do sitemap e garante tudo o que é necessário
  • Opção configurável de breadcrumbs do plugin Yoast SEO.

All In One SEO Pack
Este plugin tem criando uma enorme base de usuários e tornou-se um dos mais populares plugins para o WordPress, oferecendo todos os recursos necessários para tirar o máximo partido de todos os benefícios de SEO no seu website.

  • Suporte a Sitemap XML.
  • Suporte para o Google Analytics.
  • Notificações automáticas dos motores de pesquisa relativamente a mudanças no seu website.
  • ÚNICO plugin gratuito a fornecer integração SEO para websites de ecommerce, incluindo o Woocommerce.
  • Compatível com outros plugins.

Easy Digital Downloads
Uma solução completa, fácil e de alto desempenho de ecommerce para a venda dos seus produtos. A Easy Digital Downloads faz a venda digital de uma forma simples e completa, fornecendo apenas as características que você precisa.

  • Opção de criar códigos de descontos, de modo a incentivar os clientes a comprar novamente.
  • Carrinho de compras completo.
  • Acompanhamento por data, hora e endereço de IP de todos os arquivos de produtos comprados e baixados.
  • Relatórios completos de dados e estatísticas.

WP Social Sharing
Com a ajuda deste plugin você poderá adicionar botões de compartilhamento para seis das principais redes sociais, incluindo gostos de Facebook, Twitter, Linkedin e Pinterest. Poderá ainda, decidir se estes botões aparecem em posts, páginas, meios de comunicação e tipos de posts personalizados.

  • Suporta 6 das principais redes sociais.
  • Adaptado a dispositivos móveis.
  • Botões de compartilhamento utilizando shortcode.

SEO Friendly Images
Com a ajuda deste plugin, é possível otimizar automaticamente as imagens do produto adicionando atributos alt & title. Esta poderosa ferramenta é a perfeita solução para otimizar as imagens no seu website do WordPress, ou seja, otimizando o seu texto alt & title irá conseguir melhorar significativamente as oportunidades das suas imagens aparecerem nos resultados de pesquisa de imagem.

  • Atributo Alt é a parte importante do SEO, pois descreve as suas imagens para os motores de busca.
  • Atributo Title como parte muito importante para os visitantes.

Jigoshop
Utilize o plugin Jigoshop se quiser transformar o seu website WordPress numa loja de Ecommerce dinâmico, onde tem a capacidade de assumir o controle absoluto da mesma.

  • Configuração da sua loja na internet em apenas alguns minutos, com uma variada quantidade de configurações de loja.
  • Inclui várias opções de tipos de produtos para a sua loja de Ecommerce, o qual fazem parte produtos para download ou virtuais, produtos por variáveis (por exemplo, tamanho S, M, L para um produto), produtos afiliados e produtos agrupados.
  • Mais de 100 extensões, permitindo ampliar ainda mais o poder deste plugin.

Cart 66
Plataforma de Ecommerce mais segura para WordPress, lidando com toda a segurança do seu negócio. Neste plugin, não terá de comprar complementos ou de se preocupar com certificados SSL e scans de segurança. Neste momento, encontra-se atualizado com novas funcionalidades como a gestão de inventário, Google Analytics para Ecommerce, opção de criar páginas de produtos automaticamente no WordPress, catálogo de produtos com categorias ilimitadas, entre outros. Agora é tão fácil e seguro vender os seus produtos com o WordPress!

  • Mecanismo de faturas incorporado possível para todos os gateways suportados.
  • Contas de clientes com histórico de pedidos, cartões de crédito armazenados e catálogo de endereços.
  • Centro de email HTML integrado para acompanhamento dos seus clientes.
  • Cupões e Promoções.

Ithemes Exchange
Com este plugin, tem a capacidade de vender as suas coisas online em menos de 5 minutos. A sua instalação e execução torna todo o processo bastante simples. Basta instalar, ativar, escolher os métodos de pagamento a utilizar e adicionar os produtos que quer vender.

  • Experiência de criação de produtos simples e intuitiva.
  • Categorias de produtos e tags de produtos.
  • Carrinho de itens múltiplos.
  • Relatórios de Vendas.

WP Ecommerce
O original plugin de Ecommerce do WordPress. O WP Ecommerce é tudo o que precisa para vender os seus produtos, quando e onde quiser. Consegue converter visitantes em clientes com uma excelente loja online e um carrinho de compras bastante seguro.

  • Gateways gratuitos como o PayPal, Express Checkout e PayPal Pro ou gateways de pagamento premium, como Stripe, entre outros.
  • Marketing Automatizado simples, através de integração de sistemas como o Google Analytics.
  • Capacidade de vender qualquer produto, onde o céu é realmente o limite.

Ecwid Ecommerce Shopping Cart
Ferramenta poderosa, segura, simples e fácil de utilizar para obter uma loja online bastante funcional no seu website WordPress. Conta com mais de um milhão de vendedores em 175 países, vendas com mais de 40 opções de pagamento internacional, integrações de transporte em tempo real e suporte de 45 idiomas.

  • Aplicativos para Ecommerce Mobile, sendo compatível com Iphone e aplicativos Android.
  • Ecommerce Facebook, onde poderá adicionar a sua loja online ao Facebook. Plugin Ecwid é a Ecommerce app número 1 do Facebook.
  • Pode incluir a sua loja online em diversos websites, blogs, redes sociais e mercados de comércio eletrónico como o Ebay.
  • Backups regulares.

Redes Sociais para o seu site de ecommerce de moda – ” O conteúdo é REI!”

Hoje em dia, as redes sociais não são apenas ferramentas baratas de fazer publicidade, mas sim um auxilio no que toca ao e-commerce.
Poderá aumentar a sua visibilidade através do Facebook ou Twitter, alcançando centenas e milhares de potenciais consumidores apenas com o facto de publicar os seus produtos, serviços e promoções.
O seu relacionamento com o cliente será beneficiado. A partir das redes sociais, poderá responder a sugestões, críticas ou dúvidas num curto espaço de tempo e onde quiser.

Relativamente a feedbacks e controle de qualidade, será possível fazer medições sobre o nível de satisfação do público e   dinâmica do site, velocidade de entrega, se o cliente recomenda a empresa e até mesmo identificar potenciais defeitos.

Pinterest e Instagram

Um negócio como e-commerce de moda, é um mercado bastante focado no visual, pois tudo o que se trata de roupas, sapatos e acessórios conseguirá uma maior visibilidade nas redes sociais onde se destacam as imagens.

Não se trata de estar presente em todas as redes sociais. Pense quem é o seu público alvo. Neste cenário, duas redes sociais têm-se destacado como uma boa opção para o seu negócio online e para o que pretende: o Pinterest e o Instagram.

O Pinterest consiste num enorme mural, onde é possível criar catálogos com vários grupos distintos e imagens. Funciona mais como uma “lista de desejos”. Consegue ainda, criar um catálogo próprio para posteriormente, escolher qual o que o usuário quer comprar.
O Instagram é mais focado na construção de uma base de seguidores e no relacionamento entre os usuários e o negócio. Permite comentários nas fotos e posto isto, é importante mostrar aos clientes, de forma eficiente, o quanto a opinião deles são importantes respondendo aos comentários. Por fim, um aspeto bastante positivo é o facto de aceitar o uso hashtags (palavras-chaves), com a vantagem de ao clicar numa delas o usuário é automaticamente direcionado para uma nova página, que agrupa todas as fotos ou vídeos publicados com essa respetiva hashtag, funcionando como um canal de divulgação.

Widget para ícones de mídias sociais

Agora é tudo mais fácil. Esqueça a complicação do código HTML para poder adicionar os ícones de redes sociais no seu website. Com este widget, é possível adicionar todos esses ícones de uma maneira baste rápida e fácil.
Interessado? Aprenda como com a nossa ajuda.

 

 

Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEM do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT – Disruptive Digital Education por:
Ana Filipa Manita
Paula Rainho
Patrícia Onofre
Maria Almeida

deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Agência.pt - Agência PONTO pt