O SANTO GRAAL DO SEO PARA YOUTUBE

Para teres sucesso com um vídeo no Youtube não basta ter um conteúdo fenomenal, ou uma thumbnail super cativante! É preciso ir muito além disso. Se és (ou queres ser) Youtuber, prepara-te! Este artigo de SEO para Youtube vai mudar a tua vida…

São 4 DICAS de SEO para Youtube que vais ter de ter em mente

DICA 1 – Encontrar as keywords certas, antes do upload

DICA 2 – Fazer com que o viewer veja o video até ao fim

DICA 3 – Upload do video 

DICA 4 – Conquista + visualizações

Dicas essas que estão inseridas em 3 fases de optimização do teu video

FASE 1 – Antes do upload do vídeo no Youtube (dica 1)

FASE 2 – Durante a realização e no upload do vídeo no Youtube (dica 2 & 3)

FASE 3 – Maximizar a optimização depois do upload do vídeo no Youtube (dica 4)

 

O SEO é um termo associado a motores de pesquisa, tais como o Google e o Youtube, que em português significa Optimização para Motores de Busca (Search Engine Optimization). Algoritmos complexos com centenas de variáveis, são usados, para definirem o lugar do site/vídeo nas páginas de resultados. O objectivo principal de uma campanha de SEO é melhorar a posição do teu conteúdo nos motores de pesquisa. Para que este esteja no topo da página das pesquisas relacionadas com o tema de interesse. Neste artigo vamos abordar especificamente SEO para Youtube.

No Youtube, é sabido que é muito importante criar um video com bom conteúdo. Imprescindível também é que o video chegue aos teus viewers regulares e mais importante ainda, que chegue a novos viewers.

FASE 1 – Antes do upload do vídeo no Youtube

 

Dica 1 – Encontrar as keywords certas, antes do upload do vídeo

 

Primeira dica de SEO para Youtube. Já sabes que é importante para ti que os utilizadores vejam o teu vídeo. Mas primeiro é necessário que o encontrem.

Primeiro deves realizar uma pesquisa de keywords e perceber quais são as que melhor se adequam ao teu vídeo. Utiliza ferramentas que te permitam encontrar as keywords mais relevantes para o tema que queres abordar no teu video. Como o Google Keyword Planner. Podes ainda procurar saber que keywords são utilizadas por outros canais mais relevantes e bem sucedidos dentro do mesmo tema.

 

Este é o TOP 5 das video keywords mais usadas no Google:

1. How-to (“Como optimizar SEO para Youtube” ) 

2. Review (“Bluehost review)

3. Tutorial (“Tutorial CC illustrator”)

4. Funny videos (“funny cats videos”)

5. Sports related (“Cardio kickboxing”)

 

Mas porque é que é importante que as video keywords também estejam optimizadas no google?

Pensa um pouco… Por norma quando os utilizadores do Youtube precisam de fazer uma pesquisa, a primeira ferramenta de pesquisa que se vão recordar é o Google. Senão tiveres as keywords optimizadas também para este motor de busca, só vais conseguir tráfico apenas proveniente do motor de busca Youtube.

Bem, certamente não será só isso que pretendes. Por isso é que é tão importante que percebas quais as keywords certas a usar no google para que o teu vídeo apareça na primeira página deste motor de pesquisa.

seo para youtube

Aqui tens um exemplo de como funciona o top 5 das keywords. Pesquisámos “tutorial illustrator CC” e no topo da pesquisa apareceram logo 3 videos.

ATENÇÃO!!!

Após seleccionares as keywords certas para o teu vídeo, é hora de verificar se realmente resultam e se consegues com que o teu vídeo fique no topo da pesquisa do google. Para isso, tem a certeza que as keywords escolhidas tenham no mínimo 300 pesquisas por mês no google – Google keyword planner(link externo) vai te ajudar a fazer esta gestão.

Fase 2 – Durante a realização e no upload do vídeo no Youtube

 

Dica 2 – Fazer com que o viewer veja o video até ao fim

  • Fazer uma thumbnail apelativa.
    Tenta cativar imediatamente o viewer, com a informação sobre o conteúdo do video. A thumbnail deve ser o complemento do titulo.

seo para youtube

  • Estabelecer, idealmente, um mínimo de 5 minutos para a duração de um video.

Porquê?!

A resposta é simples. Videos com maior tempo médio de retenção estão melhor classificados nas páginas do motor de pesquisa do Youtube. Reter um viewer durante 50% da duração total de um video de 5 minutos é mais relevante para o Youtube do que reter um viewer durante 90% da duração de um video de 1 minuto. Este é cerne da questão no que toca ao SEO para Youtube.

Mas como reter a atenção de um viewer de modo a que veja o vídeo até o fim?

É o próprio Youtube a dar a seguinte sugestão. Deve-se fazer um esforço para captar a atenção do espectador nos primeiro 15 segundos do seu vídeo, para maximizar assim o seu tempo de visualização. Como?!

Utiliza a Fórmula PPP: Preview Proof Preview!


PREVIEW

Primeiro, deves dar um lamiré sobre o assunto do teu vídeo de uma forma sucinta e clara. Não te preocupes com longas intros e vai directo ao assunto. Pensa na experiência do utilizador. Quando és tu que estas a procura de uma solução para algum problema ou simplesmente queres ver um vídeo de entretenimento, queres obter respostas rápidas e muito provavelmente saltas as longas e penantes intros e vais directo ao que queres.
Desse modo é preferível começar o seu vídeo com frases do género: “Neste vídeo vocês vão conhecer as 10 tendências de Marketing Digital para 2017” ou “Estas são as 10 séries mais aguardadas do ano”.

PROOF

Após a breve introdução, é o momento de estabelecer alguma ligação com os viewers. Podes mencionar que já experimentaste aquela solução para o problema que vais mostrar como se resolve no teu video ou dizer simplesmente que queres partilhar conhecimento com outras pessoas através daquele vídeo.
Diz algo do género: “Estas são as minhas dicas que usei para perder 10 quilos em 3 semanas” ou “Estes foram os 10 produtos que eu comprei na Primark por menos de 3 euros”.

PREVIEW

Agora é o exacto momento de voltar a abrir o apetite dos viewers sobre o conteúdo do vídeo mencionando algo muito específico.

Por exemplo, você pode mencionar quais são as dicas que vão ser abordadas no vídeo, um detalhe de um estudo de caso ou apresentar uma informação completamente nova.
  • Instiga os viewers a comentarem.
    Mais comentários dão mais relevância ao video, melhorando a sua classificação no motor de pesquisa do Youtube. A criação de anotações no video, como por exemplo “Comenta”, ou “Deixa a tua opinião nos comentários”, até mesmo dentro do conteúdo do video vão ajudar à interacção com quem vê.
  • Pedincha subscrições, favoritos e likes para dar mais relevância aos videos no Youtube.
    A subscrição é uma acção do viewer que só está relacionada com o canal de Youtube. É uma consequência de ter bons vídeos, com conteudo relevante e interessante. E bem optimizados em SEO. O uso de etiquetas no video é recomendado, assim como as chamadas de atenção durante o video.
    Favoritos e likes já são acções dos viewers que estão directamente relacionados com os videos carregados no canal do Youtube. À semelhança das subscrições, etiquetas “Se estás a gostar deste video faz like” são essenciais.

 

seo_para_youtube

  • Dizer as keywords do video no video.
    Sim isso mesmo. O Youtube já consegue “ouvir” o conteúdo dos videos. Vai dar mais relevância ao video perante o Youtube.

Segunda dica de SEO para Youtube, confere!

Dica 3 – Upload do Video

Toma nota. É importante que as keywords estejam sempre presentes:

-No nome do ficheiro do video
É um factor que dá mais relevância ao video perante os motores de pesquisa, pois é um indicador de que o ficheiro carregado está relacionado com as keywords escolhidas

-No titulo do video
No máximo deverá ter 5 palavras, sendo que nas primeiras deverão constar as keywords

-Na descrição do video
Deves incluir as keywords nas primeiras 25 palavras da descrição.
Elaborar um descrição simples e objectiva 250 palavras 
E já agora, se tiveres um website, colocar o link deste no inicio da descrição. É uma excelente forma de maximizar o CTR.

-Nas tags associadas ao video
Não só importantes para reforçar as keywords e criar relevância para o video perante o Youtube e outros motores de busca, mas também ajudam a criar relevância que conduz o video em questão a estar presente na sidebar ou nos recomendados que aparecem noutros videos de outros youtubers.

Hat-trick de dicas de SEO para Youtube!

Fase 3 – Maximizar a optimização depois do upload do vídeo no Youtube

Dica 4 – Conquista + visualizações

Partilhar em redes sociais – TwitterFacebook, Google+Linkedin

Tanto o Facebook, como o Twitter, Google+, linkedinvimeo são plataformas que permitem não só aumentar a visibilidade das marcas e produtos, como multiplicar o número de visualizações, comentários e likes dos seus vídeos. Estes não são apenas canais importantes de divulgação, mas acima de tudo, potenciadores de reacções, como as partilhas e referências ao teu canal. 

seo para youtube

O Youtube já é uma rede social, verdade, mas nada como aliar forças para potenciar a promoção do seu vídeo e utilizar as outras redes sociais para gerar mais buzz à volta do teu videoE é esse o objetivo! Sempre que publicas um vídeo, o que se pretendes é chegar ao maior número de pessoas e obter muitas visualizações. Partilha e faz com que partilhem os teus vídeos!

Criar playlists e investir na estética do canal

Achavas que as playlists eram úteis só para ouvir música no Youtube? Enganas-teComo já percebeste, o Youtube  valoriza o “tempo de visualização” e a “duração da sessão”. Por isso, agrupa e selecciona vídeos de acordo com os interesses dos viewersatravés de um autoplay do seguinte vídeo de interessePlaylists ajudam-te a melhorar a experiência que os teus viewers têm no teu canalpermitindo que tornem aos vídeos anteriores e continuem a ver os seguintes através da reprodução automática, dando-te mais visualizações e aumentando a duração média de sessão. Além de que te ajudará a conquistar mais seguidores para o teu canal!

seo youtubeAlém das suas próprias playlists, pode também pensar em criar uma partindo dos vídeos partilhados pelos fãs da sua marca – Vídeo da semana, por exemplo. São fáceis de criar, não necessitam do seu tempo para gerar conteúdos e podem ser altamente virais! Porque não lançar um passatempo para envolver o seu target a fazer um vídeo criativo que envolva a sua marca? Assim poderá gerar uma playlist com os vídeos dos utilizadores, que podem depois voltar a ser partilhados pelos mesmos. Comuma boa descrição e thumbnails, podem obter excelentes resultados em SEO.

“Linkar” o vídeo na assinatura do E-mail

Uma boa ideia para divulgar o teu canal de Youtube, para atrair mais seguidores e aumentar a visibilidade dos teus vídeos é “linkar” o vídeo na assinatura do teu email. Fácil e simples. Basta ir às configurações da assinatura do teu email e “linkar” o vídeo a uma pequena mensagem. 

Link Building – parceiros divulgação

seo youtube

Link building dá trabalho, necessita de tempo, estratégia e criatividade, mas vale a pena. Sucintamente, link building é o conjunto de links externos, que vêm de outros sites fora marca/site ou canal de Youtube

É super importante porque os motores de busca valorizam estes links externos, como sinónimo de popularidade e reconhecimento da relevânciado seu canal para o usuário

Conteúdos relevantes, trazem parceiros. Bloguers reconhecidos funcionam como embaixadores do canal, meios de comunicação social previamente seleccionados são fortes canais de divulgação.

Incluir o vídeo no blog e sites de QA 

O blog/site é uma extensão do teu site, uma ferramenta vital para conseguir atrair mais potenciais viewers e melhorar o SEO dos teus vídeos no Youtube. Repara neste exemplo da empresa Intrepid Travelque publicou no seu blog – TheJournal by Intrepid Travel – um artigo de divulgação do vídeo “collecting moments” e que obteve 301 shares.

Outra estratégia é participar em sites de perguntas e respostas sobre temas variados, como o Quora. Perguntas como “Viajar sozinho pode ser perigoso?” pode ser desmistificado com a ajuda da IntrepidTravel, que poderia partilhar na resposta o link para o vídeo de apresentação, envolvendo emocionalmente os utilizadores e atraindo mais visualizações e potenciais clientes.

E finda aqui o compêndio de dicas de SEO para Youtube.


Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEM do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Digital Education por: Inês Pereira, João Arganil, Joana Castro, Nikollas Cunha e Ricardo Ribeiro.

deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Agência.pt - Agência PONTO pt