10 Técnicas SEO Lisboa
Melhore o posicionamento do seu site no Google

Conseguir trazer mais tráfego ao seu site é o objetivo de todas as empresas, empreendedores ou bloggers. O objetivo comum é aparecer em primeiro nos resultados de pesquisa do Google.

Existem várias formas de conseguir que isto aconteça, no entanto não existe uma maneira fácil e rápida de otimizar o seu site. Requer algum trabalho e alguns truques que farão com que seja o site mais visto por quem o procura.

Conheça ao longo deste artigo 10 técnicas SEO para melhorar o posicionamento no Google em Lisboa, e torne o seu website o primeiro nas pesquisas do Google em Lisboa.

10 técnicas de SEO Lisboa

 

  1. Use palavras-chave adequadas;

  2. Cuide do conteúdo (A importância do conteúdo de qualidade no SEO);

  3. Densidade das palavras-chave;

  4. URL amigável (Seja sucinto nos urls);

  5. Dê especial atenção à meta descrição ao seu negócio;

  6. Aposte em títulos atractivos para o seu negócio em Lisboa;

  7. A importância dos sitemaps em SEO;

  8. Otimizar as imagens;

  9. Popularidade do website na web;

  10. Google My Business;

 

 


1º técnica SEO Lisboa

1 – Use palavras-chave adequadas

As palavras-chave, são termos e/ou frases de pesquisa incluídas no conteúdo do seu site que tornam possível aos usuários encontrar a sua página nos motores de busca.
Encontrar e utilizar a palavra-chave adequada é fundamental para o seu site aparecer em primeiro nas pesquisas do Google.

Se quer ser o site mais visitado em Lisboa, escolher as palavras-chave certas vão fazer com o que fique em primeiro nas pesquisas e aumentar a probabilidade de ter mais visitas, bem como atingir o seu target/consumidor final.

 

Comece por elaborar uma lista de 10 palavras-chave:

  • Elabore uma lista de palavras-chave certas e que sejam altamente relevantes para o consumidor é uma das principais técnicas para otimizar o seu site. Poderá recorrer a ferramentas de pesquisa de suporte do Google como por exemplo: Google Adsense;
  • Vá ao encontro da estratégia da sua empresa e do consumidor que pretende atrair, procure colocar-se no papel de quem o visita e qual é o valor que pode acrescentar o consumidor final;
  • Procure responder, o que é que o consumidor procura? O que é que o faz ir até à sua empresa? ao seu produto serviço, informações?
  • Não faça uma pesquisa de palavras-chave apenas uma vez sem se preocupar em atualizar ou segmentar, procure transmitir algo que o diferencie: “a diversidade é uma palavra-chave no mundo de palavras-chave”;
  • Não deve apenas recorrer a ferramentas de suporte para encontrar palavras-chave, deve experimentar e analisar “Quem mais utiliza estas palavras-chave?” “Como é que posso sobressair?
  • Não fique apenas por palavras-chave curtas, estas já vão estar na maioria dos sites, procure utilizar descrições e/ou termos longos. Terá mais probabilidade de melhorar o ranking do seu site nos motores de busca.

 

Exemplo:

Um exemplo para otimizar este artigo nos motores de buscar será em vez de “Otimizar o meu site”’ utilizar “Como posso ser o site mais visitado em Lisboa”Utilize as palavras-chave nos artigos, conteúdos, títulos, blog, subtítulos, assim como na descrição das imagens.

Mas tenha atenção que palavras-chave não são conteúdo e não é informação. Utilizar em demasia poderá afetar a otimização do seu site.

 

 


2º técnica SEO Lisboa

2 – Cuide do conteúdo

A qualidade do conteúdo em SEO é um dos pontos mais importantes a ter conta. Se não tivermos um conteúdo que seja válido para o utilizador, dificilmente vamos captar a sua atenção e vamos dar-lhe uma má experiência, pelo que o seu regresso será bastante mais difícil.

Temos, então, alguns pontos que nos são super importantes para conseguir ter um excelente desempenho ao nível do conteúdo:

  • O conteúdo precisa ser apelativo para quem o está a ler. Temos que trabalhar de forma a ser interessante, cativante e nunca enfadonho nem confuso;
  • Após analisar a nossa concorrência, temos que conseguir diferenciar o nosso conteúdo e conseguir encontrar formas diferentes de comunicar. Não corra o risco de ter conteúdo repetido;
  • O conteúdo deve ser compreensível. Deve ser escrito em linguagem corrente e o mais direto possível. Em casos mais específicos, devemos sempre dar uma breve explicação sobre o tema;
  • É também muito importante escrever sempre artigos relacionados com o nosso sector de atividade. Assim sabemos que quem nos procurou e leu, será alguém que terá interesse no artigo/produto/marca;
  • É importante ter os textos sem erros ortográficos ou gramaticais. Estes erros certamente darão uma imagem negativa à sua marca. 

 

 


3º técnica SEO Lisboa

3 – Densidade das palavras-chave

É essencial ter a palavra-chave principal, espalhada ao longo do artigo e das suas páginas. Apesar de não ser um dado confirmado pela Google, alguns estudos apontam que o ideal da densidade da sua palavra chave deve estar entre os 2% e os 4%. Mas como em tudo na vida, o que é demais, também nos pode prejudicar. Tudo o que tenha uma densidade acima de 5% será prejudicial para o seu site, pois poderá ser considerado como ‘spam’, pois poderá ser considerado como enganador.

É necessário ainda, não utilizar sempre a palavra-chave, mas encontrar sinónimos, ou palavras que possam fazer correspondência com a mesma. Podemos, também, utilizar o plural ou alterar as proposições.

 

 


4º técnica SEO Lisboa

4- URL amigável (Seja sucinto nos urls)

É fundamental ter um URL amigável, para que exista uma maior indexação do seu site. O facto de ter, por exemplo, o nome do produto/artigo no URL, ajuda no sentido de ter mais relevância por parte do motor de busca.

 

 

 


5º técnica SEO Lisboa

5 – Dê especial atenção à meta descrição ao seu negócio

O que é uma meta tag? – Uma meta tag é um código em html que descreve os conteúdos de uma página web (descrição da página, autores, última modificação, palavra-chave). Esta informação será indexada pelos motores de busca. As Metatags são adicionadas à seção <head> na página HTML

palavras-chave meta data

Palavras-chave meta tag

É importante adicionar palavras-chave, estas serão as palavras que o utilizador vai usar para encontrar o seu negócio. O uso das mesmas palavras no site e nas meta tags, vai fazer com que o seu site tenha um alcance maior no ranking. Não se deve adicionar mais de 20, por isso escolha bem quais são as mais importantes para o seu negócio.

Description meta tag

Esta tag é uma pequena descrição do seu produto, tente seduzir o cliente com um texto atrativo para que ele visite a sua página. Esta descrição deve conter as palavras-chave escolhidas anteriormente. Segundo os especialistas, a otimização ideal é entre 140 a 160 caracteres.

Exemplo em código HTML

<head><meta name=”description” content=“Restaurante Evaristo – Experience the best Portuguese Typical Food in Lisbon. Award winner of best Portuguese restaurant of 2014, Evaristo Restaurant is well known for having the best typical dishes in Lisbon.><meta name=”keywords” content=“Restaurante, Restaurant, económico, economic, Baixa, Chiado, Portuguese food, typical Portuguese food”><meta name=”author” content=“Restaurante Evaristo”></head>

código html

 

 


6º técnica SEO Lisboa

6 – Aposte em títulos atrativos para o seu negócio em Lisboa

Escrever um bom título para um site é uma arte, esta vai ser a primeira coisa que o utilizador irá ver.

searching-computer

Use a Tag title: A title tag é um código HTML que define o título da sua página.
Certifique-se que tem as palavras-chave que definem o seu negócio na tag title, assim será mais fácil as pessoas encontrarem o seu conteúdo.

 

 

Como ter uma boa Title Tag para SEO em Lisboa?

  • Deve ter uma palavra-chave por título;
  • Evite colocar o nome do seu negócio no início do título, porque as pessoas vão pesquisar pelas palavras-chaves da sua área e não pelo seu nome;
  • Um bom título tem em média 60 caracteres;
  • Crie uma página diferente para cada palavra-chave que escolheu, assim irá aparecer em mais resultados no Google.

 

Onde coloco a tag title?

Coloque o título que pretende entre as <head> e </head>, no início do código html.<title>Restaurante Sushi Lisboeta</title>

 

O que são h1, h2 e h3?

São códigos HTML que têm como objetivo destacar títulos e subtítulos na página.
O h1 corresponde ao título e apenas pode existir um h1 por cada página. Os h2 são os subtítulos, e os h3 são os subtítulos dos sub títulos do h2. Os h2 e h3 podem ser usado o número de vezes que quiser.
Se não tem hipótese de criar páginas com o título das suas keywords, os h2 e h3 são uma boa oportunidade de incluir essas palavras.

Seja Diferente!

É importante apostar em títulos originais com ideias fora da caixa, por mais que a ideia seja boa, se toda Lisboa vai usar, como vai conseguir distinguir o seu negócio?
<title> Pizzaria Romana – escolha a sua pizza na nossa app! </title>

 

 


7º técnica SEO Lisboa

7 – A importância dos sitemaps em SEO

Os sitemap são uma lista de conteúdos que mostra como os sites estão organizados.

Existem 2 tipos de sitemaps:

  • Sitemap html – Este é destinado para os humanos, permite o utilizador navegar no seu site facilmente, o mapa do site apresenta os conteúdos todos numa única página, permitindo uma boa experiência aos utilizadores;
  • Sitemap xml – Este segundo sitemap em xml (Extensible Markup Language), serve para que os robots dos motores de busca encontrem a informação do seu site mais facilmente. Esta é uma oportunidade para informar o Google como os conteúdos estão organizados no seu website.

sitemap-xml

Casa organizada ou desorganizada?

  • O sitemap xml é um arquivo fundamental para SEO, tornar o trabalho do google muito mais fácil encontrar o seu conteúdo por página;
  • O sitemap permite organizar e informar ao Google o seu conteúdo, se tem vídeo, imagem, tem versão móvel;
  • Um sitemap é um ficheiro em xml que lista todos os urls do site com a metadata de cada um.

 

O que um sitemap deve ter?

  • Descrição das fotografias e dos vídeos para que o Google liste o seu site no Google Images e vídeo;
  • Dê prioridade ao que é mais importante, existe um tag opcional no sitemap que dá para escolher o quão importante uma determinada página é.  Os motores de busca fazem o rastreamento de busca a partir dessa informação;
  • Se tem um site pequeno, deve fazer update do xml diariamente. Se o site for de grandes dimensões, apenas faça update quando existir novo conteúdo;
  • Certifique-se que aparece no Google, a construção de sitemaps é fácil, contudo quando está mal não obtém resultados;
  • Para descobrir mais sobre a indexação da Google visite o seguinte arquivo;
  • Pode criar o seu sitemap xml a partir deste link.

 

 


8º técnica SEO Lisboa

8 – Otimize as imagens

A utilização de imagens pode gerar enormes quantidades de tráfego orgânico na sua página. A oportunidade de poder aparecer e ser visível aumenta quando combina processos chave de otimização de imagens.

A tag Alt, o nome do arquivo, o conteúdo-imagem e a qualidade e formato das imagens podem ajudar a decidir a posição do seu site em lisboa comparativamente à concorrência.

 

  • O Atributo ALT

A utilização de um atributo ALT para descrever as imagens é importante para interpretar o conteúdo das mesmas. Quando desenvolver um website, pense ao nível da acessibilidade para que o mesmo consiga ser visto por qualquer usuário. Um website acessível, é a peça chave que os atributos alt estejam definidos em todas as imagens. 

É regra importante para criar boas tag’s de ALT, ser específico, incluír a palavra-chave principal e descrever na íntegra a imagem.

 

  • Nome do Arquivo

A otimização do nome deve ser curta e descritiva. O nome do arquivo é o que nos vai indicar o conteúdo da imagem. Se uma imagem tiver o nome ”flor-azul.jpg” consideramos que o conteúdo será relativo a uma flor de cor azul. Quando inserimos imagens, a plataforma cria links que são importantes de encarar como otimização de url.  O nome do arquivo deve incluir a palavra-chave principal e representar o conteúdo da imagem. No caso de  se tratar apenas de uma palavra é importante que utilize hífens, para fazer a separação e não underscore.

 

  • Conteúdo e Imagem

É importante relacionar as imagens com o conteúdo. Inserir  imagens relacionadas com o conteúdo da imagem, perto do texto ajuda a aumentar a relevância imagem-conteúdo.  Se for um texto que fale do Sol, não é boa estratégia colocar uma fotografia de uma nuvem. A credibilidade pode significar uma porta aberta para a página. Cada vez mais o Google dá importância às imagens e respetivas associações, como forma de atrair mais visitantes para o nosso website.

 

  • Qualidade e formato das imagens

Dê preferência aos formatos padrões como gif, jpg, png e bmp. É importante que não se esqueças que a qualidade de uma imagem pode mudar o respetivo tempo de carregamento e assim prejudicar a experiência do utilizador no website, fazendo com que não volte. Considere que a qualidade a mais poderá demorar mais tempo a carregar e imagens pequenas ou de pouca qualidade também não são recomendáveis. Saber encontrar o equilíbrio entre a qualidade, tamanho e velocidade é perfeito para ao nível da experiência de utilizador e conseguir diferenciar-se da concorrência em Lisboa.

 

 


9º técnica SEO Lisboa

9 – Popularidade do website na web

Em nada vale a pena cumprir processos chave de SEO  se na altura de tornar o website popular na internet não faz nada. O Google utiliza 3 critérios de análise para considerar o seu website uma possível pesquisa, ao nível da autoridade, popularidade e relevância. Procurar popularidade pode ser conseguida através de duas formas importantíssimas: o Link Building e através dos Sinais Sociais. 

 

  • O link building

O link building é uma prática que acompanha o google desde o seu início. Enquanto os outros motores de pesquisa se concentravam em palavras-chave, o google criou um algoritmo bastante interessante e diferente através da quantidade e qualidade de links externos.

Através do PageRank, o google consegue analisar a qualidade e a quantidade. A prática do Link building é importante e é uma das ferramentas do SEO que tem de ter em conta. À parte do conteúdo ser importante, através de conteúdos originais, relevantes e estar bem escrito, o Google está a dar especial relevância para quem tem links associados a parceiros da mesma área de negócio, mas atenção, os parceiros necessitam de ter o mesmo público alvo! O google apenas quer que as coisas façam sentido e sejam naturais daí ser importante que tenha link’s de várias fontes.


Comece por encontrar parceiros com relevância e com o mesmo público, procure estabelecer parcerias entre post’s por exemplo e que sejam uma mais valia para o seu site!  

O seu website só irá crescer e obter tráfego orgânico com link’s externos a apontar para si!

 

  • Social Signals

O “Social Signals”, ou Sinais Sociais, é um fator de SEO que mede a presença do seu site nas redes sociais.

Se pretende diferenciar-se em Lisboa é importante começar por descarregar um plug-in que dê a possibilidade das pessoas partilharem informações do seu site nas redes sociais. Quando escrever um artigo partilhe nas suas redes sociais. Utilizar as redes sociais a nosso favor é a chave do sucesso para mostrar ao Google que os nossos conteúdos estão espalhados e a receber partilhas e/ou gostos em diferentes plataformas online. Subindo organicamente no ranking.

 

Exemplo:

Crie uma conta de Google Plus e integre um botão deste em todas as páginas do website.  Muita gente não se lembra, mas o Google Plus é a rede social do Google. Significa isto, que ao partilhar lá os seus artigos e link’s poderá estar a diferenciar-se da concorrência e assim a elevar o conteúdos no ranking de pesquisa do Google.
Do que está espera?

 

 


10º técnica SEO Lisboa

10.  Google My Business

A nossa décima técnica de SEO não é menos importante do que as outras, aliás para si que procura diferenciar-se junto da concorrência local, talvez esta seja uma ferramenta importante para o negócio. O Google My Business é a ferramenta gratuita através da qual empresas, marcas, artistas e organizações se podem presenciar online através das várias plataformas da Google.

 

Verifique algumas práticas de configuração de uma conta Google My Business:

  • Comece por definir bem a categoria:
    Definir a categoria de ação da sua empresa é um passo importantíssimo. É depois de selecionares esta correctamente que os motores de pesquisa e de plataformas como o Google+ e o Google Maps irão influenciar nos resultados.

 

  • O Nome, o Endereço e os Dados de Contacto
    Se é o gestor de conta, é importante referir que estes dados necessitam de ser transversais ao negócio que pretende colocar online. Atenção porque é necessário que sejam iguais em todas as plataformas! Com estes dados 100% corretos, o Google não irá ter qualquer problema em listar o seu negócio às múltiplas plataformas.

 

  • Selecionar fotografias
    O Google My Business aqui, dá-nos a possibilidade de inserirmos fotografias do interior, exterior, funcionários etc. Escusado será dizer que todas as fotografias devem  ter qualidade e consigam espelhar bem a natureza e o ambiente do seu negócio.
    É  aqui que irá conseguir vender e apresentar de uma forma simples aquilo que representa e procura transmitir ao público. Escolha bem as fotografias, são estas que irão aparecer nos resultados de pesquisa.

 

  • Definição do horário de funcionamento
    Informação relativamente aos dias e horários de funcionamento do seu negócio. É uma informação que deve estar sempre atualizada. Possíveis erros a este nível podem ditar a perda de potenciais clientes, através de reviews negativos sobre o seu negócio. Atenção que a atualização do horário de funcionamento pode demorar até 24 horas.

 

  •  Como pode confirmar a página?
    O Google My Business permite ao gestor da página confirmar a sua página de negócio através de um certificado de autenticidade. Existem vários métodos que a Google disponibiliza para entregar este ceritficado, os mais comuns é através de carta ou contacto por telefone automático.

É um processo simples não é? Faça já o seu registo!

 


Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEM do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT.Disruptive Digital Education por: (Duarte Pereira; Frederico Mascarenhas; Ivan MendesSofia Fontes).

2 Resposta

  1. Miguel Brandão

    Olá a todos os autores deste artigo!

    SEO é MUITO mais do que isto!
    É isto que vos explicam/ensinam na EDIT de SEO?

    Há aqui muitas coisas neste artigo que não funcionam, outras não ajudam em nada, etc…

    Abraços.

    Responder
    • Diogo Silva

      Olá Miguel,

      obrigado pelo comentário. Claro que SEO é muito mais. Contudo, isto é um artigo introdutório referente a location optimization, neste caso Lisboa, e não relativo ao que é SEO.
      Diogo

      Responder

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