Quando o budget é finito, a otimização é a nossa melhor amiga. Existem várias formas de anunciar no Google Adwords, mas sobretudo em campanhas de SEA (Search Engine Advertising) é imperativo conseguir otimizar as nossas campanhas para pagarmos o menos possível em conversões e/ou gerar mais conversões pelo mesmo budget. Com este objetivo em mente conseguimos desenvolver uma checklist com 10 otimizações para campanhas Adwords a conversões:

Checklist: 10 Otimizações para Campanhas Adwords a Conversões

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  1. Concentração de budget

    Checklist 10 Otimizações Adwords-min

  • Campanhas
  • Keywords
  1. Quality Score

  • Ad relevance
  1. Negativação

  2. Impression Share perdida por budget

  3. Mobile Vs. Desktop

  4. Dias da Semana e Hora do dia

  5. Localização

  6. Estratégia de CPA (custo por aquisição)

  7. Teste Anúncios/A-B/search partners

  8. Baixar o custo por clique ao máximo

 

 

  1. Concentração de budget

1.1 Concentração de Budget por Campanhas

Concentração de Budget por Campanhas

Consiste em: concentrar o budget onde conseguimos maior número de conversões ao melhor preço (CPA mais baixo).
Exemplo: se na nossa conta de Adwords temos uma campanha limitada por orçamento devemos pausar as campanhas onde não temos tão boa performance para que as que melhor desempenho têm não estejam limitadas.

 

1.2 Concentração de Budget por Keywords

Concentração de Budget por Keywords

Consiste em: Concentrar o budget onde conseguimos mais conversões ao melhor preço ao nível de keywords
Exemplo: Se a nossa campanha está limitada por orçamento, podemos pausar keywords com pior performance ao nível de conversões. Isto vai melhorar automaticamente o o CPA médio da campanha.

 

  1. Quality Score – Ad Relevance

Quality Score - Ad Relevance

Consiste em: melhorar o índice de qualidade associado a uma Keyword relativamente ao anúncio.
Exemplo: 
Se a palavra-chave tem um índice de qualidade de relevância de anúncio (Ad Relevance) baixo,  o nosso CPC (custo por clique) será mais caro. Ao otimizarmos este campo podemos baixar o CPC e influenciar o CPA.

 

  1. Negativação

Negativação Adwords

Consiste em: anular termos de pesquisa relacionados com uma keyword que não convertem.
Exemplo: 
Sobretudo nas palavras-chave com tipos de correspondência em expressãoampla modificada (BMM) ou ampla devemos sempre ir ver os termos de pesquisa para os quais as nossas keywords apareceram (search terms)  de forma a explorar se estamos a aparecer para palavras que não temos relevância.

 

  1. IS perdida por budget

IS perdida por budget Adwords

Consiste em: passar uma quota de impressão perdida por orçamento para uma quota de impressão perdida por classificação.
Exemplo: podemos baixar os lances  (sem sair da primeira página) de forma a pagarmos menos por cliques. Acontece sobretudo em keywords que temos boa performance mas o clique é caro.

 

  1. Mobile Vs. Desktop

Mobile Vs. Desktop

Consiste em: analisar qual dos dispositivos tem melhor performance e baixar o bid ou terminar o que pior performance apresenta (especialmente se tivermos limitados por budget).
Exemplo: se as conversões em desktop são melhores que em mobile, poderemos retirar a campanha de mobile.

 

  1. Dias da Semana e Hora do dia

Dias da SemanaDias da Semana e Hora do dia

Analisar quais os dias da semana que têm melhor performance e podemos desligar a campanha em dias de má performance. Se a campanha estiver limitada por orçamento conseguimos otimiza-la assegurando que tem budget nos dias de melhor performance.

Nota: Assegurar que temos uma boa amostra

Horas do Dia

Horas do Dia

Analisar quais as horas do dia que têm melhor performance e podemos desligar a campanha em horas de má performance. Se a campanha estiver limitada por orçamento conseguimos otimiza-la assegurando que tem budget nas horas de melhor performance.

Nota: Assegurar que temos uma boa amostra

 

  1. Localização

Google Adwords Localização

Tal como na otimização horária, podemos analisar quais os locais que têm melhor performance e podemos desligar a campanha em locais com pior performance. Se a campanha estiver limitada por orçamento conseguimos otimiza-la assegurando que tem budget nos locais que melhor convertem.

Nota: Assegurar que temos uma boa amostra

 

  1. Estratégia de CPA

Estratégia de CPA

Consiste em: utilizar uma estratégia de lance partilhado a CPA (custo por aquisição) e deixar o sistema automático do Google Adwords otimizar a campanha para o CPA desejado.
Exemplo: para uma campanha limitada por orçamento podemos deixar o Google otimizar para conversão com uma estratégia CPA, especialmente para campanhas com keywords em correspondência ampla.

 

  1. Teste Anúncios/A-B/search partners

Teste Anúncios A-B search partners

Consiste em: testar, testar e testar
Exemplo:
 Quais os anúncios que melhor performance obtêm em termos de conversão (conversion rate), qual a melhor página com taxa de conversões, search partners funcionam na campanha, etc.

 

  1. Baixar o custo por clique ao máximo

Baixar o custo por clique ao máximo

Consiste em: forçar o sistema a baixar o CPC médio. Um CPC baixo vai influenciar o custo por aquisição (CPA).
Exemplo: Este pode ser feito através de várias formas, adicionando extensões, baixando de posição, forçando um lance baixo, etc.

 

Existem muitas outras formas de otimizar campanhas a conversões, partilhem as vossas.

2 Resposta

  1. João Matos

    Olá Diogo!
    Gostei do artigo. Boas soluções de optimização. Umas mais básicas outras mais avançadas, mas óptimas dicas.
    Queria perguntar-te umas coisas:
    OPTIMIZAÇÃO 1 – No teu exemplo de optimização por concentração de budget, é certo que a campanha da primeira linha é a que está limitada pelo budget, e tem mais conversões, sendo o CPA = 7,13 (Custo/conversões).
    Contudo a campanha da segunda linha continuar também?. Esta campanha tem 27 conversões com um Custo de € 66,18 e um orçamento diário de €25 (metade da outra). O CPA será de €2,45. Ou seja, concentrando tudo na primeira o CPA até poderia diminuir e aumentaríamos as conversões, correcto? É que a campanha 2 está também com uma boa performance para o orçamento diário que tem.

    OPTIMIZAÇÃO 3 – As keywords negativas que adicionariamos seriam: madeira, proteção, cortinas. Isto porque vidros para carros é uma keyword de correspondência exacta e de frase. Correcto?
    OPTIMIZAÇÃO 4 – Podes explicar melhor os conceitos/prática deste método?

    Gosto muito desta área e queria muito continuar a aprender e a evoluir nela. Aliás até já estive ai no GroupM a falar com o Luís :D.

    Não leves a mal a questões. E vou seguindo com atenção.
    Abraço,
    João Matos

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    • Diogo Silva

      Grande João,
      Obrigado pelo comentário, eis alguns esclarecimentos infra, espero que ajude!

      OPTIMIZAÇÃO 1 – A questão aqui prende-se mais com o exemplo da campanha apenas limitada por budget em adwords. (nem reparei no print quando o tirei). A campanha infra tem melhor performance e essa não é limitada por budget, logo está bem. Contudo, se reparares tens uma campanha com pior performance ativa e com um CPA maior. A ideia é concentrar o budget primeiro em campanhas com melhor CPA.
      OPTIMIZAÇÃO 3 – Por exemplo. Eu adicionaria cortinas também. 🙂
      OPTIMIZAÇÃO 4 – Aqui a questão prende-se com o budget. Se não tens mais budget não necessitas de estar a perder por budget, baixas a/o bid e perdes por classificação. Isto vai automaticamente baixar o teu CPC médio e não perdes por budget. Consegues assim mais conversões pelo mesmo orçamento.

      Responder

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