A oportunidade de trabalhar o SEO B2B 

As empresas B2B geralmente abordam o marketing através de meios tradicionais, como parcerias de canais, força de vendas direta e boca a boca, muitas vezes levando à perceção de que a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é menos relevante num ambiente B2B

A relevância do SEO

Está presente, uma vez que 61% de todos os decisores B2B começam seu processo com uma pesquisa na web e 71% não terão uma conversa com um vendedor sem que antes tenham iniciado as suas próprias pesquisas.

SEO B2B – A importância dos testemunhos

As táticas de SEO modernas também deverão ser complementadas com uma estratégia de revisão orgânica (testemunhos) pois os tomadores de decisões corporativas confiam cada vez mais nas revisões de produtos e comentários. É cada vez mais importante na tomada de decisões quando não existe um histórico anterior.

Estratégias que as empresas B2B poderão adotar em 2018

Existem várias estratégias que as empresas que atuam no mercado B2B poderão adotar em 2018 para melhorar a sua relevância e o seu volume de negócios das quais destacamos as seguintes:

 

  1. Backlinks como criação de sinergias entre empresas

  2. Feature Snippets para obter uma posição mais relevante

  3. Long Tail Keywords para recolher 70% do tráfego Online

  4. Otimização Mobile para seguir a tendência em 2018

  5. Melhorar o Pageload do Site e a sua usabilidade

  6. Utilizar o Google Answer Box para potenciar o posicionamento orgânico

  7. Ter uma Secção de Testemunhos para aumentar a credibilidade para o user

  8. Analisar os Broken Links para evitar perdas de conversões

  9. Encurtar as URL´s e enriquecê-las com palavras-chave

  10. Tenha um Call To Action devidamente otimizado

 

 

1 – Backlinks como criação de sinergias entre empresas que irão  aumentar o tráfego de qualidade online do seu site  melhorando o SEO e também o número de vendas B2B. Pode utilizar a ferramenta Monitor Backlinks em  https://monitorbacklinks.com/seo-tools/free-back- link-checker

 

2 – O Featured Snippet – caixa com partes do conteúdo pesquisado -, ou a “posição 0” do Google, tem vindo a crescer, em  detrimento tanto do PPC Advertising como das listagens orgânicas.

Pode configurar a ferramenta aqui –  https://www.rank- ranger.com/blog/complete-guide-to-featured-snippets

 

3 – Utilize Long Tail Keywords pois  apesar de receberem  menos tráfego de pesquisa, geralmente têm uma conversão mais alta.  Pode trackear as long tail keywords através deste software  https://www.hittail.com/

 

4 – B2B Otimização Mobile pois  a tendência para 2018  será o Mobile  ultrapassar largamente o Desktop e portanto é um  comportamento de consumidor que não pode ser  ignorado. Poderá utilizar a ferramenta  http:// mobiletest.me/

 

5 – Melhore o pageload do seu site  para diminuir a bounce rate de utilizadores e a potencialidade de concretizar negócios. Como se costuma afirmar, “tempo é dinheiro”.

 

 

6 – Utilize a Google Answer Box pois os resultados exibidos na parte superior das páginas de resultados são disponibilizados tendo em  conta o mecanismo Search Engine Results Page (SERP) que variam de acordo com  o que é pesquisado, como é pesquisado e considerando palavras chave.

 

 

7 – Tenha uma secção de testemunhos que passe uma imagem de credibilidade para a sua organização e que possa ser  levado em  conta pelo seu parceiro B2B.

 

 

8 – Analisar links partidos. É frequente um  utilizador entrar num site  e querer verificar algum conteúdo. Se esse link não estiver ativo, pode levar à perda de conversões.

Ferramenta –  http://www.brokenlinkcheck.com/

 

9 – Utilize URL´s ricas em  palavras-chave que sejam semanticamente precisas, ou seja  termos relevantes que mantenham a URL curta. Assim os motores de busca vão considerar o link mais relevante e conseguirá aumentar o CTR.

Ferramenta –  https://goo.gl/

 

10 – Tenha um  CTA (Call to Action) devidamente otimizado e configurado em  Google Analytics  para que possa obter o maior número de conversões.

 

 

 

 

 

 

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